Conheça um pouco sobre Black Lagoon


Série de ação, realista e escapista ao mesmo tempo. Posso dizer que tudo que acontece dentro do anime é plausível de acontecer na vida real, e provavelmente acontece. Se você gosta de : Girls-on-guns, algo sério, com debates morais/filosóficos , gun-fu ( kung-fu dos tiroteios ), personagens fortes e cenas brutais sem dó e muita adrenalina, você está no lugar certo!


Esse review vai tirar aquela impressão de que animes são um tanto quanto burros, com personagens ingênuos e idealistas, em BL o negócio é Punk, não espere bondade e lições de moral na série, lá tudo é nu e cru, sem dó e nem piedade.


Devo ter exagerado um pouco nessa introdução,mais não é pra tanto, pois a série cativa justamente por nós nos identificarmos com a situação de Rock em nossos sonhos escapistas: largar essa vida medíocre e viver com sangue nos olhos até morrer em uma vala qualquer sendo lembrado em rodas de bar. Pode não parecer, mas a fuga da realidade que se mostra na série e que permeia nosso inconsciente é suficiente pra te cativar até o âmago. A série é baseada na obra de Rei Hiroe, publicada em 2002 pela Shogakukan, tem nove volumes e foi adaptada para televisão em 2006, pelo estúdio MadHouse. São 12 capítulos na primeira temporada,e mais 12 na segunda, intitulada de Black Lagoon: Second Barrage. Em 2010 foi lançado um Ova, tão impactante quanto o anime, de título Black Lagoon : Roberta's Blood Trail.

O mundo em que se passa BL é o mundo real contemporâneo, o local varia, mas geralmente se passa nos mares do sudeste da Ásia, tendo uma cidade específica, um significado especial na série. É a cidade fictícia de Roanapur no sul da Tailândia, um conjunto de favelas que abriga as pessoas mais baixas e perigosas que se possa imaginar. O Black Lagoon é o barco,mais precisamente um bote, sendo Lagoon Trading Company a ''administradora'' dos negócios.

Nesse contexto social de BL , encontramos referências a diversos contextos históricos, um dos mais importantes que é simbolizado por sua personagem principal é a máfia russa. Poderia escrever uma tese em cima dos aspectos sócio-cultural contidos em BL, pois é tudo atual e velado ao mesmo tempo. É tráfico,armas,drogas,prostituição,ou seja,o meio de subsistências daqueles que não se encaixam no sistema. Mais fico com essas pequenas ponderações que saltam aos olhos de quem assiste a trama.


Arte e música -  não faltam elogios á arte do anime Black Lagoon, o traço é muito bem feito, todas as cenas são carregadas de efeitos hollywoodianos, sem contar nos traços característicos dos personagens. Um episódio de BL pode te levar á ápice que um bom bang-bang moderno americano. Os tiros, as sequências de ação transportam quem assiste á realidade de Black Lagoon, eu indico o download em HD, com fones de ouvido de boa qualidade, quem puder ver no Home Teather vai passar por uma experiência alucinante nas cenas brutais de ação.
      A abertura de BL passa toda a dinâmica e força do anime na letra e melodia, é a música Red Fraction, da cantora japonesa Mell. Citando uma das frases impactantes da letra: '' Eu sou seu anjo, Apenas um toque de distância, Você me faz,violar você,Não importa quem você éh''. A velocidade e intensidade da música é perfeita e sincronizada muito especificamente com Revy.

Conclusão
Espero que essa matéria tenha passado aos caros leitores todos os sentimentos que tive ao acompanhar a série,e que tenha provocado no mínimo curiosidade sobre o anime. Não preciso nem dizer que eu mais aprovo o anime. Black Lagoon com toda certeza me marcou,seja por sua temática,ou por suas personagens femininas fortes, as quais admiro muito, por isso me sinto no dever de passar isso adiante. Até a Próxima!

2 comentários:

  1. Realmente , um anime marcante . Consegui ele completo em HD , mas ainda não assisti todo . Gostei do post , realmente eu não tenho palavras ,gostei demais de tudo ! (Risos simpáticos )

    ResponderExcluir