segunda-feira, 22 de julho de 2013

''Helsing'', Vampiros de novo?


Prepare-se para um dos mais sangrentos mangás que você já viu!

  Hellsing é uma série lançada em 1997 pelo mangaká Kouta Hirano.A  história acontece na Inglaterra,no ano de 1999,quando o país está sendo ameaçado por criaturas sobrenaturais. Quem protege os ingleses é a Ordem Real dos Cavalheiros Protestantes,mais conhecida como Organização Hellsing. A organização foi fundada pela família Hellsing,há mais de 100 anos,que continua no comando dessa organização secreta especializada em combater seres das trevas.
  Por aí dá pra se ter uma ideia de que a série vai tratar de ''seres ocultos'' e você pode até pensar '' Oh não! Vampiros de novo ? ''. Ultimamente, o mercado vem bombardeando o publico com livros,filmes e séries sobre Vampiros. Nem dá mais vontade de ler,de tanto que se fala sobre isso.Vampire Knight,Vampire Diaries,Crepúsculo,Blood + ...Então por que falar de mais um mangá de Vampiros? Porque Hellsing não é Apenas um mangá sobre Vampiros. Ele mistura Ação, terror, História e um traço que pode ser descrito como ''Diferente''. Nada de coisas fofinhas,romance : o negócio de Hirano é sangue mesmo. E em quantidade!


Protestantes X  Católicos - No inicio da história é possível identificar o conflito entre protestantes da Hellsing e os católicos da seção XIII do Vaticano,outra organização secreta que luta contra seres das trevas ( Zumbis,Gollens,Vampiros..). As duas organizações não se bicam e atuam em áreas determinadas,sempre tomando cuidado para não interferirem uma no território da outra. Resumindo: elas se odeiam,mais se respeitam,para não causar conflitos que podem gerar crises políticas em grande escala.

Nazistas - Sim, Sim, está de volta o inimigo do público número 1, o vilão mais odiado de todos os tempos :  o Nazismo. O grupo Millennium,responsável pela criação artificial de vampiros que se propagam por todo Reino Unido e estão causando a maior confusão,é um grupo secreto criado durante a Segunda Guerra Mundial pelos Nazistas e agora,renascido e fortificado,está disposto a dominar o mundo. E o que mais um supervilão pode querer?

Mangá - o mangá de Hellsing teve seu último capítulo lançado em setembro de 2008,na revista mensal japonesa  Young King OURs. Do Japão,o mangá foi para o Estados Unidos,França e Espanha,além de ter sido publicado aqui no Brasil pela editora JBC,entre Julho de 2008 e o fim de 2009,num total de 20 edições (metade da edição japonesa,o Tankohon).O curioso e também o maior diferencial do mangá é a arte : extremamente relaxada,sombria e cheia de grafismo. Esse trabalho de Hirano pode até ser controverso,tem gente que adora e tem gente que odeie; na verdade,é impossível ficar indiferente ao traço do mangaká,mais é fato que Hellsing  é diferente dos mangás clássicos,de traço limpinho e cheio de meninas fofinhas que estamos acostumados a ver nas bancas.

A animação veio primeiro - A série animada saiu entre outubro de 2001 e dezembro de 2002,no canal de TV Japonês Fuji. Foram feitos 13 episódios de animação fantástica,com desenhos bastante diferente do traço do mangá. Dos episódios produzidos,somente os primeiros possuem alguma fidelidade ao enredo do mangá. A partir da metade,a história toma um rumo diferente onde nem mesmo há a existência do grupo Millennium e a trama se resume em lutas com vampiros fortes e a mostrar o poder do arrogante Alucard . O enredo do anime é considerado inferior ao do mangá original,e por isso alguns fãs odeiam a série animada.Uma bobagem purista,já que a animação é caprichada e a trilha sonora tem estilos único dentre outras trilhas para animes.


Curiosidades - o mangá de Hellsing tem inúmeras curiosidades acerca de outras obras e fatos históricos,e tratando-se de uma história sobre vampiros,é natural que isso ocorra.Será que você conhece todo o material por trás da história de Hellsing?
  A primeira coisa óbvia é que Alucard é o próprio Conde Drácula ,como o anagrama indica. Há também um filme de 1992 ( Drácula de Bram Stocker,de Francis Ford Coppola), em que Hirano também pode ter se baseado para fazer Hellsing. No Drácula do cinema,a presença de uma mulher amada pelo conde é marcante e é o argumento que decide a trama : Drácula vai á Inglaterra em busca da reencarnação de sua amada.No volume 7 do mangá Hellsing,Alucard,a bordo de um navio que se aproxima de Londres,relembra a viagem de navio que teria feito até a mesma cidade em busca de uma mulher.
 '' Hellsing '' , também é um nome relativamente conhecido,por inúmeras razões. Abraham Van Helsing é um importante personagem do romance Drácula.

Considerações Finais -  Eu particularmente, gosto dos traços do desenho, e também acho a história bem interessante. Agora você pode gostar ou não, isso vai do seu gosto por mangás.Tem gente que odeia tudo relacionado á vampiros,á terror e ação. Se você é uma dessas pessoas,eu recomendo que nem leia. Por outro lado se você gosta de quadrinhos sangrentos, Hellsing ta mais que recomendado para você. Sempre é bom conhecer um mangá com um tema conhecido pelo público, mais que ao mesmo tempo trás um diferencial, um ''tempero'' diferente das demais outras coisas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário