segunda-feira, 22 de julho de 2013

''A Viagem de Chihiro'' é um filme incompreendido?


 Se aventure nesta matéria e tire suas próprias conclusões!


 Antes de eu começar a minha análise sobre esse filme eu vou dar um breve resumo pra recapitularmos essa historia. O casal, Akio eYuko, estam muito empolgado com a viagem, mais o mesmo não acontece com sua filha Chihiro, uma garotinha de 10 anos que está muito chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. Mais quando eles chegam na nova cidade, o pai pega um atalho e a família acabam parando num imenso prédio vermelho. Atraídos pela curiosidade, os três seguem caminhando através do túnel. Mesmo com medo Chihiro acompanha os pais.
  Do outro lado do prédio, os três encontram uma cidade misteriosa e deserta. Depois de andar alguns passos, Akio e Yuko, avistam um suculento banquete e começam a devora-lá. Chihiro deixa os pais por um instante para conhecer o local, até que ela para numa ponte. De repente, apareceu Haku, um misterioso jovem que pede a ela para sair dali antes do anoitecer. Ela corre para encontrar seus pais mais quando chega perto deles vê os dois transformados em porcos, e fica apavorada. 
  Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos, monstros e deuses. Para sua sorte, Haku vai ajuda-lá. Mais tarde ela teve que trabalhar para também não ser transformada em algum animal como seus pais, e assim Chihiro terá que descobrir uma maneira de encontrar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre.
  Esse filme já ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2002 além do Oscar de melhor Animação de 2003. Apesar desse filme ter tantas premiações teve muita gente que não entendem o final do filme, o proposito de uma historia surreal. Os adultos podem até achar um pouco infantil, e as crianças podem até não entenderem todas as informações e detalhes que ocorrem no filme, por isso o autor Hayao Miyazaki consegue atingir todo o público em geral, e esse é um dos motivos pelo que eu acho fascinante essa historia.
  Não vou dar spoilers sobre esse filme e não vou muito menos tentar explicar o final e nem o significado de toda as coisas que Chihiro passa, mais posso afirmar que é uma obra excelente pela fato do surrealismo, as cores fortes e marcantes que tem nesse mundo, a lição de moral que Chihiro passa nos telespectadores, o quanto ela era medrosa e dependia dos seus pais pra fazer tudo, e o quanto ela mudou de atitudes ao decorrer da trama.


 Se você é uma dessas pessoas que tem preguiça de pensar certamente não vai entendem o final do filme, e muito menos irá prestar atenção nos detalhes desta obra, e certamente irá ficar com sono.
  Mais se você gosta de filmes assim que te obriga á pensar, te obriga a prestar bem atenção em cada situação estranha e fora do comum que Chihiro passa, tenho absoluta certeza que esta obra vai estar entre os teus filmes preferidos. E além do mais,quem realmente se diz fã da cultura Japonesa, fãs de animes, fãs de mangás, ou você se considera ''otaku'' ou ''otome'', tenho que lhe dizer que é uma obrigação de todos nós assistirmos esse filme que na minha opinião é um dos melhores que já assisti.
  E pra você que acha que é um filme incompreendido,sinto lhe dizer que você é um ser humano que tem preguiça de pensar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário