Entendendo um pouco sobre um gênero de Tokusatsu: SUPER SENTAI


Se ao ver essa imagem você pensou: "-caramba, quanto power ranger" cuidado, você pode deixar um tokufã com muita raiva!




Neste meu primeiro texto eu falarei sobre um gênero do tokusatsu que é o meu favorito. Mas antes disso eu tenho que explicar o que seria um tokusatsu, certo?.

  Tokusatsu vem do japonês (obviamente) e significa: seriado com efeitos especiais. E esse gênero se subdivide em quatro: Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero e Other Hero. Eu diria que sou mais "especializado" no gênero Super Sentai, então é sobre ele que vou falar e tentar explicar pra vocês. Como é MUITA coisa, vou dividir esse texto em 3 partes: História do Super Sentai, História do Super Sentai no Brasil e a A História dos Power Rangers!

A HISTÓRIA DO SUPER SENTAI


com vocês, HIMITSU SENTAI GORANGER, o primeiro sentai!! ano de 1975

   Pra começar, devo explicar o que significa super sentai, não é verdade? o termo sentai, significa esquadrão, e super significa... bem, super mesmo. Ou seja, um super esquadrão

   O primeiro, como foi mostrado na imagem, no ano de 1975, um fato curioso é que esse primeiro não era considerado um super sentai, ele era apenas um sentai. A causa disso é que o termo super, só foi colocado quando os heróis tinham robôs gigantes, e como o primeiro ainda não tinha... ele era apenas um sentai. Embora recentemente Goranger ser considerado SIM um super sentai. (confusão da pega, hein?!).

  O primeiro, e o segundo não tinham robôs gigantes.

  Primeiro e segundo, como assim? Bem, é que os heróis coloridos do oriente (gostei desse termo, haha) tem em média 50 episódios cada, ou seja, lança 1 por ano! Essa "regra" de episódios só foi a partir da quarta equipe, Goranger (primeiro) teve 84 episódios, o segundo (JAQK) teve 35 episódios e o terceiro (Battle Fever J) teve 52.

conheça os sucessores de Goranger, a esquerda JAQK e a direita Battle Fever J

  Outro padrão que os super sentais fizeram no decorrer do tempo, foram os nomes! esses três que eu já disse, são 3 nomes totalmente distintos sem padrão nenhum, certo?! (Goranger, JAQK e Battle Fever J) seus sucessores foram, respectivamente: Denjiman, Sun Vulcan e Goggle V, também sem padrão nenhum. A partir do sucessor de Goggle V o primeiro padrão foi criado: sempre ter man no final. Exemplos de nomes com man no final são: Bioman, Changeman, Flashman, Maskman, Liveman.


os últimos sentai a não ter nome "padronizado", Denjiman, Sun Vulcan e Goggle V


Changeman, Flashman e Maskman

  Mas como eu disse, esse foi o primeiro padrão, quando os sentais chegaram ao seu décimo terceiro ano de série, um novo padrão foi usado, que no caso é um "padrão" que estava no PRIMEIRO sentai, isso mesmo, colocar ranger no final. Assim como Goranger, sentais passaram a ter ranger no final, exemplo disso são: Turboranger, Zyuranger, Kakuranger, Ohranger. Depois do ressurgimento do uso de ranger no final, teve apenas mais 3 esquadrões com 'man' no final, Fiveman, Jetman e Gingaman. 


Turboranger, Zyuranger e Kakuranger

  Já que estou falando de nomes, tem só mais uma coisinha que preciso falar em relação a isso. Os nomes dos sentais são compostos por 3 palavras (alguns saem desse padrao, mas são raros) que é geralmente assim: 

(sobre o que é o esquadrão, o tema dele por ex) + sentai + (o nome específico daquele grupo)

   Exemplificando, é mais ou menos assim:  usarei Zyuranger como exemplo:

  Zyuranger é o nome dado ao grupo dos 5 heróis do sentai do ano de 1992, o tema desse sentai é dinossauro, que no japônes é Kyoryu. Agora colocando na regrinha que eu disse, o nome do sentai fica exatamente assim:

KYORYU SENTAI ZYURANGER

  Outro exemplo, vamos pegar o sentai do ano de 1987, Maskman:

  Maskman é um sentai sobre artes marcias, mas nem por isso o primeiro nome é relacionado a artes marciais, mas sim a luz, (luz em japones é Hikari) porque é a luz a fonte de força dos 5 guerreiros desse sentai, sendo assim:

HIKARI SENTAI MASKMAN

  Pronto, agora já chega de explicação de nomes certo?!

"Finalmente, chega de falar de nomes e padroes!!!! geki geki waki waki"

  Vale lembrar também, que inicialmente os super sentais (ou só sentais) eram direcionados para adultos/adolescentes. O Drama dos primeiros era bem pesado, as crianças não eram o foco da série. Com o tempo isso foi mudando, com a entrada dos robôs principalmente, fazendo com que isso se torna-se uma característica da série. O principal motivo da inclusão de robôs era pra vender brinquedos, assim como as poses, explosões e frases de efeito.

vai dizer que não dá vontade de comprar esses robôs?!

  Mas não é por causa dos robôs e poses com explosões que os super sentais viraram "seriado de criança" o único motivo pra esses elementos aparecerem constantemente (nos atuais, isso é quase indispensável, já explico porque) é justamente pela venda de brinquedos/colecionáveis. Porem, a história é muito boa apesar disso, dependendo do sentai, se você focar na história, vai ver que ela é MUITO BEM elaborada, nem parece que foi feito pra crianças. (Jetman, Turboranger, Timeranger e GoBuster é um exemplo disso).

  Pra terem ideia, a história dos sentais são tão boas que a morte de personagens é algo totalmente comum. Morte ou mesmo o rachamento do capacete, em determinadas lutas pra mostrar a dificuldade do vilão!


desses seis, três eu vi quando pequeno, é uma traumatização muito grande quando seu herói favorito morre...

  Como eu disse anteriormente, o fator venda de brinquedos é MUITO importante para a "vida" dos SS, a audiência do programa nunca foi aquela maravilha, era sempre na média, mas o que rende muito é a venda de brinquedos e objetos customizados do esquadrão! Por esse motivo os SS atuais usam e abusam do recurso robô, armas, Afinal, quanto mais robôs o esquadrão tiver, mais brinquedos a criançada vai querer. Outro muito importante também é a venda de direitos autorais da série para o mundo (power rangers, pra ser mais direto) mas isso eu já explico.

  Mesmo com esses dois fatores, a série quase foi pausada por falta de dinheiro desses meios. Foi lá pelo décimo nono esquadrão, Chouriki Sentai Ohranger. Onde por causa de um atentado ao metrô de Tokyo o enredo do sentai foi mudado bruscamente, o seu esquadrão sucessor, Gekisou Sentai Carranger foi projetado para ser o último SS dessa fase (não iria acabar, entraria em pausa, assim como aconteceu com outro gênero tokusatsu, os Kamen Rider). Porem o sucesso de Carranger foi tão grande, que resolveram continuar. 

  Não tenho fontes concretas disso mas, acredito que o motivo foi pelo tema do esquadrão que era carros. robôs de carros deviam ter vendido horrores. Sem falar que nessa época os Power Rangers já estavam no auge, aumentando o dinheiro para a Toei (Toei Company é a empresa que produz os super sentais). Com o final de Carranger, surgiu Dengeki Sentai Megaranger, que por pouquíssimo quase não sai, e continua até hoje. (ainda bem que não teve pausa, os meus favoritos estão bem próximos a Carranger...).


Ohranger, Carranger e Megaranger

  Outra característica que o sentai adquiriu no decorrer de sua linha do tempo, foi o sexto ranger.



  Essa carcterística começou pra valer em Jyuranger, com o famoso Dragon Ranger (ou ranger verde), a partir dai todos os sentais adquiriram um sexto (sétimo e até oitavo) ranger no esquadrão. Mas isso não surgiu do nada em Zyuranger não, o primeiro sexto ranger primeiro sexto, que confusão foi o Green Mask, do sentai Hikari sentai Maskman.


  Green Mask não foi um ranger oficial de Maskman, ele apenas apareceu em alguns episódios, ele era um protótipo do que seriam os Maskman. Mas apesar disso, ali no ano de 1987 foi semeado uma característica muito importante para os sentais de: no meio da série aparecerá um sexto integrante, com novas armas, robôs e apetrechos para vender a série poder vender mais e mais brinquedos! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  Uma curiosidade sobre os sextos's ranger é que, eu já li em sites que eles podem ser chamados também como Strikers, por causa de King of Fighters onde o lutador auxiliar é chamado assim também, mas como não sei direito...

  Arrisco a dizer que a função dos Strikers(vou usar esse termo mesmo) são a de vender mais brinquedos, mas tem série que faz uma história tão boa pra eles, e uns acessórios tão legais, que nem ligamos pra isso. Gostaria de mandar um salve pro AbareKiller o melhor striker de todos os tempos.


AbaraKiller/Mikoto o melhor ranger de todos os tempos! (tão foda quanto Black Condor)

  Chegamos até o século XXI, o primeiro SS desse novo século foi Mirai Sentai Timeranger, foi projetado para ser o melhor SS, e como todo projeto japonês, deu certo. Não considero o top1, mas é bom demais, digamos que um top5. 

  Em 2011 os SS fizeram 35 anos, ou seja, já se foram 35 esquadrões dos heróis coloridos com seus robôs gigantes. Pra comemorar, a Toei fez, que pra mim, foi o SS mais épico da história, o Kaizoku sentai Gokaiger

  Me aprofundarei melhor nele num texto específico, mas pra vocês terem ideia mais ou menos de como esse esquadrão é maravilhoso, saca só: O esquadrão é sobre piratas, cada membro do esquadrão (vermelho, azul, amarelo, verde e rosa) pode se transformar em qualquer outro membro de um sentai anterior, usar suas armas, poderes e até robôs! Cada episódio, os 5 Rangers se transformam em um esquadrão antigo e não apenas isso, um dos atores que interpretaram algum ranger daquele esquadrão reaparece (mais velho, obviamente) para ensinar aos piratas (e aos telespectadores mais novos) a lição de vida que aquele esquadrão ensinou no seu ano. 

  Foi uma homenagem excelente aos adoradores de SS (assim como eu) e foi uma forma de mostrar aos mais novos que não é porque ele é antigo que seja inferior, muito pelo contrário, tudo que os novos tem de bom, são graças a eles!


Os piratas no meio de todos os Red, desde Goranger até o anterior a Gokaiger, Goseiger!!!

   Atualmente (ano de 2013), o SS está no seu trigésimo sétimo esquadrão, Zyuden Sentai Kyoryuger, o esquadrão mais sambalêlê de todos os tempos! Com o tema dinossauro novamente, com ritmo de samba incluído... Não julgue por isso, apesar disso é um sentai bem engraçado e descontraído. Sou meio suspeito pra falar bem de algum sentai, então não vale, certo?! haha


VAMOLÁ KYORYUGER!!! ("vamolá" é um termo bastante usado na série, aham, um termo brazuca, olha que legal!!!)

 Acho que com isso fechamos a história dos super sentais. Vale lembrar que no Japão os super sentais são considerados como heróis de verdade, não como apenas um desenho para crianças como aqui no Brasil com os Power Rangers... Lá até adultos respeitam os herói coloridos, afinal, aqueles adultos já foram crianças um dia! Digo isso por experiencia própria, eu morei lá um tempo e com isso, eles pra mim serão sempre melhores que qualquer super herói da Marvel ou DC... Acho que é por isso que mesmo com 18 anos eu continuo assistindo!

A HISTÓRIA DO SUPER SENTAI NO BRASIL!!!


  Muitos de vocês devem conhecer a extinta Rede Manchete, certo? se não conhece porque assistiu inúmeros seriados japoneses na época, deve conhecer por veneraçoes (com razão) no Facebook ou qualquer outra rede social desse meu deus. Mas caso você more numa caverna, a Rede Manchete foi basicamente A MELHOR EMISSORA DE TV DE TODOS OS TEMPOS uma emissora de televisão que só transmitia tokusatsus e animes dublados em horario nobre. 

  Dentre muitos tokusatsus, tanto dos outros gêneros que eu disse lá no começo, do Gênero Sentai foi transmitido quatro: Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman. Desses quatro sentais eu assisti apenas um, o último, Hikari sentai Maskman, ou como na época eu dizia: DEFENSORES DA LUUUZ MASKUUMAAN!!!

  Quando a Rede manchete estava quase fechando as portas, começa a surgir o acordo com uma empresa americana com a Toei para a adaptação de KYORYU SENTAI JYURANGER (lembra dele?! eu disse lá em cima no texto).

  Esse interesse de transmitir um super sentai nos Estados Unidos foi por conta de um produtor de televisão, chamado Habim Saban, o interesse de Saban surgiu quando o produtor assistiu a um episódio do Chodenshi Bioman (lembra que eu disse que tinha alguns que não tinha sentai no meio?! esse é um deles). Ele viu a série e achou muito diferente de tudo que tinha na época.


Chodenshi Denjiman
  
  Quando Saban conseguiu os direitos dos japoneses sobre a série Jyuranger, ele mostrou o produto para a TV americana mas... não gostaram da ideia de heróis japoneses salvando o mundo. Até que Saban tomou uma decisão, criou sua própria empresa de TV e criou então os primeiros Power Rangers, que era uma adaptação grotesca de Jyuranger. Explicarei porque:

  Saban decidiu que iria adaptar Jyuranger porem com atores americanos, mas como a empresa era nova e sem muito dinheiro (obviamente), os atores americanos gravavam as cenas de conversa, bonitinho e as cenas de lutas com uniforme e tudo mais, eram simplesmente as cenas de luta de Jyuranger cortado e colado! Parece escroto e mentira, mas é verdade!!! O mesmo acontecia com as lutas dos robôs.

   Isso é tão bizarro, mas a bizarrice maior é que: em Jyuranger o ranger amarelo era homen, e no Power Ranger era mulher... vai dizer que vocês nunca se perguntaram porque a rosa tinha saia, e a amarela não?! Não somente em Mighty Morphin.. em VÁRIOS Power Ranger no original é homen, ai no ocidente vira mulher... saca só:


  Da esquerda o Yellow original e a direita, a troca de sexo que o protagonista teve...

  Como assim Gaku e Domon viraram mulher na versão Power Ranger? Gaku o maior badass de Gaoranger (não tanto quanto o GaoSilver...) e Domom o maior garanhão de Timeranger?! (ele até engravidou uma mulher do passado!). 

   Bem, acho que terminei também, o Super Sentai no Brasil foi assim, durou pouco na rede Manchete porem de forma perfeita, dublada e com músicas originais do Japão. Depois veio as adaptações com atores americanos e edição de sony vegas por cima das atuaçoes americanas e a adição de mulheres na cor amarela.

A História dos Power Rangers!!!


  "Power Rangers tem a força, Power Rangers são heróóóóis!!"

  Quando eu disse no começo do texto que você se referir aos sentais como Power Ranger tem tokufãs que ficam putos é verdade, e tenho que confessar, eu já fui assim... triste! Acho que a quebra dessa raiva é o que diferencia os tokufãs chatos dos tokufãs legais (haha eu sou legal!!). Eu sei que eu disse que era mal

  Tá mas vamos lá VAMOLÁ KYORYUGER 

  Power Rangers como todas já sabem, surgiu com o esquadrão dinossauro, mas o que muitos não sabem é que quando o Tommy Oliver (originalmente o Ranger Verde) "perde seus poderes" e se transforma no Ranger branco, aquele Ranger branco... não pertencia ao esquadrão dinossauro original (Zyuranger).

  Mas como assim não pertencia? Não pertencia ué. Como eu disse lá em cima, a partir de Zyuranger TODOS os sentais possuíam um sexto Ranger, que apareciam lá pelo episódio 20, acontece que, o Ranger Branco era o sexto Ranger do sentai que foi sucessor de Zyuranger, o Ranger Branco originalmente era o sexto Ranger de Gosei Sentai Dairanger, saca só:


esse era o Esquadrão dinossauro (Jyuranger) original, viu só, sem ranger branco!


em Jyuranger, o Ranger verde morre e passa teus poderes pro vermelho (que era seu irmao) mas... não volta como nenhuma outra cor não, morre de verdade...


como o ranger verde morreu, acabaram os vídeos com o verde lutando (lembra que eu disse que era tudo copiado e colado por cima?!) por isso, os Power Ranger inventaram que ele "perdeu os poderes" e colocou esse Ranger branco ai no lugar. Mas perceberam como os padrões de design do branco pros demais é diferente?! 

  Bem, vocês provavelmente não devem conhecer o sentai da imagem abaixo (pelo menos não os 5 membros iniciais, olha ai: 


com vocês, o sucessor de Jyuranger, Gosei sentai Dairanger! um esquadrão com o tema anjos e bichos celestiais (repare que novamente o amarelo é homem haha)

  Esses cinco vocês não conhecem certo?! mas... dá uma olhada no esquadrão completo, com todos os membros. Todos os membros no caso, com a inclusão do sexto Ranger, Kibaranger:


Olha lá onde estava ele!!!

  Eu não disse isso tudo pra esculachar e falar que Power Ranger foi um lixo por causa disso e blá blá blá... muito pelo contrário, não sei se é porque eu sou filho dos anos 90, mas essa troca do ranger verde pro branco do outro esquadrão (com isso, até os robôs de Jyuranger foram trocados pelos robôs de Dairanger) foi MUITO legal! O povo ocidental não estava acostumado com a troca de esquadrão todo ano como os japoneses... ia ser duro largar os dinossauros por anjos logo de cara. (não me xinguem de ateu por esse comentário kkk)

  Vale lembrar que a partir da segunda temporada (com o ranger branco) a Saban já tinha dinheiro, com isso os atores americanos passaram a tirar os capacetes... Claro né?! sem isso como seriam as cenas de luta dos 5 Jyuranger com o Ranger branco?!



  Até que um ano se passou e Dairanger acabou... e no Japão como de costume surge a nova série, dessa vez baseado em ninjas, Ninja Sentai Kakuranger. Outro sentai que vocês provavelmente não conhecem, mas como esse é um texto informativo pra vocês ganharem conhecimento (ET Bilu aprova), olha a imagem deles ai:


e vocês achando que Ninja Storm foi o primeiro Esquadrão Ninja, tsc tsc

  Dessa vez o Ranger Branco não perdeu seus poderes, eles simplesmente não adaptaram Kakuranger (tristezão). Eles apenas pegaram a temática ninja e usaram no Power Ranger - the movie, não lembro se vocês lembram, mas na época eu achei MANEIRAÇO. Era tecido tipo cortina, com o simbolo dos dinossauros no centro, muito daora!


  Outro ano se passa e Kakuranger passa a vez para Chouriki sentai Ohranger. Enfim abandonam os dinossauros, acho que muitos já estavam de saco cheio mas... EU NÃO! Lembro que quando trocaram os dinossauros eu fiquei puto (5 anos e já estava puto, olha só) e parei e não acompanhei o power ranger que veio, que no caso era o Power Ranger Zeo.

  

mesmo com o Tommy mudando de cor de novo, nem liguei, eu queria dinossauros :(

  A partir de Zeo, eles não fizeram mais "crossover" de membros de sentai, Zyuranger/Dairanger foi o único. Embora os rangers trocarem de cor ser comum. O vermelho do dinossauro foi o preto do Zeo, TJ que foi o Vermelho do Turbo e depois o Azul do Espaço e claro, o Tommy que volta DE NOVO como ranger de outra cor em Dino Trovão. Isso eu achava maneiro.

Considerações finais!!

Apesar de eu falar que os tokufãs odeiam Power Ranger, eu acho que o motivo não é por causa desses crossovers ou pela fama que os mesmos ganharam. Até porque quando eu na minha época lixo fã de sentai eu não os odiava por isso mas sim por, os power rangers mataram o pouco de conteúdo adulto e dramático dos super sentais. 

  Como eu disse, em super sentais essas poses, explosões e robôs são SÓ para vender brinquedos (que é o maior ganha pão dos sentais), o resto da série tinha até um pouco de história bem bolada, dramazinho e até morte em alguns casos (mortes que me fez chorar por dias...), em Power Rangers não, não tem drama, morte nem porra nenhuma, é tudo coloridinho BA TUM TSS 

  Mas é como eu disse, ficar nervoso por causa do sucesso dos power rangers é meio... meio... ah... morre né diabo?!

  Além do lucro com brinquedos, outro lucro muito importante é o que os super sentais ganham para liberar os direitos dos esquadrões, sem os power rangers, quem sabe se super sentais estariam ai até hoje?! Lembra que eu disse que em Ohranger os sentais estavam decaindo e com Carranger (que foi adaptado pra Turbo) ele se reergueu e continua até hoje?! não tenho provas concretas nem NADA, mas... pode ter sido os power rangers.. sei lá, é só teoria minha mesmo.


"que texto gigante, nem vou ler, vou é comer um sushi"

   Acho que já chega né?! falei demais já... se você é um dos poucos que leu o texto inteiro, POR FAVOR, comente sobre o que você acha disso tudo, tanto da história do super sentai ou dos power rangers. Sou um novo escritor aqui do blog, postarei textos só sobre super sentais, tentarei postar textos especializados em apenas um esquadrão! falando sobre o que acho e tal, espero que gostem!

7 comentários:

  1. Ótimo texto Igor! Também sou fa de tokusatsus (mais de KR do q SS, mas tah valendo) e também não entendo o ódio com os PRs hehe.. Meus sentais favoritos sao: Jetman, Shinkenger, Hurricanger, Gekiranger e mais recentemente, o injustiçado GoBusters (uma das séries mais legais q muitos fãs não deram a mínima... =/).. De qqr maneira, estou ansioso pelos próximos textos! Abs! (e os "dinossauros sambistas" ainda não me convenceram hehe.. Mas continuo dando uma chance pra eles... Vamola!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara (: Kamen Rider é um gênero que eu tenho muita vontade de conhecer também! Esse ódio é meio estranho né, os caras odeiam algo que fez parte da infancia e tal...

      Desses sentais que você disse ai (Jetman, Shikenger, Hurrikanger, Gekiranger, Gobuster) eu já assisti todos também hehe, e eu concordo PLENAMENTE com a injustiça que GoBuster teve... GoBuster é um sentai EXCELENTE!!! está entre o meu top5 com toda certeza.

      Provavelmente o próximo texto será sobre um desses sentais que você disse hein brow, você disse praticamente todo o meu top5 hahhahahahaha

      Excluir
  2. Cara, devo ser um caso raro, mas eu adoro tanto Super Sentai quanto Power Ranger. Tudo bem que eu assisti mais PR do que SS, mas mesmo assim, acho que ambas tem seus pontos positivos e negativos. O caso mesmo do Go Onger que achei bem ruinzinho, enquanto PR RPM foi ótimo. Mas claro, ainda acho a maioria dos SS superiores aos PR. Quero só ver como vai ser a adaptação do meu favorito, o Gokaiger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que ATUALMENTE eu não gosto em PR são os INÚMEROS power ups que os rangers ganham. Atualmente eu digo porque quando pequeno, eu achava MANEIRAÇO!!! já hoje em dia fiquei chato e fico tipo: "-aff, mas não era assim no sentai... porque?". Mas é como eu disse, as crianças hoje em dia devem adorar hehe

      Exemplo disso é o mega blaster power up de Shinkenger em Super Samurai, o que foi aquilo meu deus?!?! eu, particilarmente com 18 anos não gostei, mas eu ACHO que se eu tivesse uns 10 eu curtiria. Lembrando que com 10 eu gostei MUITO do 3 power up do Red do Dino Trovão, saca?que alem de ele pegar o poder do azul e amarelo como no original, ele pega OUTRO power up?! esse na época eu fiquei locao... hoje em dia acho ruim. (isso é coisa de velho saudosista chato, eu sei)

      GoOnger realmente é BEM ruimzinho, um dos piores da década pra mim... já ouvi muito que o RPM é bom, qualquer dia eu assisto um episódio pra conferir!

      Gokaiger é um sentai pra mim, que como eu disse, o que esta ALÉM do meu top5, tipo, ele nem participa do top5 porque já é covardia com os demais, ele ta no topo da excelencia! Como não gostar de um sentai que faz homenagem a TODOS OS 34 ANTERIORES???? O episódio especializado em Jetman quando o Black Condor volta... meu deus do céu (:

      Excluir
    2. Cara, tem até um nomezinho pra esses power up que os power ranges usam, mas esqueci qual é. Uma coisa que eu não sabia é que isso é coisa do Saban mesmo, não é original do Super Sentai. Olha mesmo o do galaxia perdida. O vermelho usa um trenzão nas costas, mesmo de plástico não sei como ele conseguia andar rsrs. Acho que isso só estraga o visual deles. Os do dino trovão que as listras deles viravam tipos uns espetos, kkkkk engraçado que eles corriam os espetos dobravam aimeudeus.

      Excluir
    3. Do dino Trovão(Abaranger) que as listras brancas viravam espetos afiados é original do Abaranger sim mano!!! pode ver na abertura que eles tem isso sim, o vermelho é espinho normal, azul é mais espetado no ombro, da amarelasão asas, do preto é igual do vermelho só que bronze a cor e do branco... do branco é FODA!!!

      O Power Upp ~errado~ do Dino Trovão é aquele que o Vermelho ganha DEPOIS daquele que ele consegue o escudo lá sabe? (esse do escudo também é original do Abaragenr)! Dekaranger também tem, Magiranger, de Shinkenger ficou ridículo... tinha uns espetos nos kanjis e armadura.. aquilo não é samurai não, é um digimon AEHUIOEAOIAEHOEAIUHEAOIUEAHIU

      Do galáxia perdida eu nunca reaparei, vou ver, ADORAVA assistir esse quando pequeno :D

      Excluir
  3. Eu também sou fã de tokusatsu eu conheço a maioria deles

    ResponderExcluir