POKEMON: Aprendendo e Conhecendo a gameplay do jogo!

Voltando aqui pra falar de pokemon, e dessa vez não vou falar da ordem dos jogos, até porque isso eu já fiz aqui, esse texto vai abrangir um pouco mais a sua cabeça, se você pensa que Pokemon é apenas um jogo de evoluir seus bichinho e derrotar as ligas... você esta redondamente enganado, meu caro.


Antes de começar, devo explicar algumas coisas pra caso você que esteja lendo nunca tenha jogado Pokemon, pra mim é um pouco dificil de acreditar que alguem nunca tenha jogado, mas conheço algumas pessoas que nunca jogaram (tipo a dona do blog, né Thais? kkk), Mas enfim, vamos lá.

A primeira coisa que você deve saber é que existem inúmeros tipos de pokemon, cada um com um atributo, sabe o pikachu? então, ele é de choque, o charmander de fogo e assim vai. E cada tipo (vou chamar a partir de agora de type) cada type, tem uma vantagem e uma desvantagem com outros types.

Por exemplo: fogo ganha de planta, planta ganha de água e água ganha de fogo. Mas claro que não são só esses types que existem, existem vários e vários, olhem na imagem a seguir:


essa imagem esta incompleta, falta o type Fairy (fada) que foi introduzido na sexta Geração (Pokemon X/Y)

São tantos types que fica até complicado de saber qual a vantagem e desvantagens de todos né?! E se eu te disser que um Pokemon pode chegar a ter dois types? Não que complique muito, pois os dois types as vezes tem a mesma desvantagem, por exemplo:


O Pokemon acima é Abomasnow, um Pokemon da quarta geração do type Grass/Ice

Lembra que eu disse que Grama perde pra fogo? pois bem... gelo também perde pra fogo, ou seja, esse Pokemon que é do tipo grama e gelo, leva muito dano contra pokemon fogo, ou como conhecido no jogo, um ataque de fogo nesse pokemon é super efetivo, ou seja, leva 4x dano, diferente de um pokemon apenas com grama (ou apenas gelo) que leva dano de 2x

É basicamente isso sobre os types de Pokemon, uns tem vantagens e desvantagens com outros e assim vai, porem, a desvantagem não é só nos types, cada type tem um ataque e esse ataque tem uma força e efeito diferente. Então.. vamos explicar os ataques agora.


Cada pokemon pode usar até quatro ataques, eles podem ser ensinados por HM ou TM (que são itens comprados, ganhados ou achados no game) ou podem aprender com o subir de level. Esses ataques também podem ter atributos, comos os types e não são todos os ataques que os pokemons podem aprender, cada pokemon pode aprender alguns determinados ataques. Por exemplo, Pikachu vai aprender ataques de choque, charmander de fogo e assim vai. Claro que os pokemons não aprendem só ataques do seu type, tem algumas exceções, ai vai de cada um como você vai treinar seu Pokemon!

Mas não são só essas as formas de um pokemon aprender algum ataque, existe também os Egg Moves ou Move Tutor.

Egg Moves são ataques que são ensinados ao Pokemon, quando ele ainda é um filhote. Sim, pokemons podem cruzar e gerar filhotes e esses filhotes podem aprender determinado ataque que foi passado do seu pai ou mãe, e essa é a única forma dele aprender esse ataque, visto que ele não aprenderia naturalmente (por level) ou por ataque comprado (visto que não são todos os ataques que são vendidos).

Move Tutor é bem simples, em cada jogo existe um personagem, que ao conversar com ele, ele ensina um ataque a seu pokemon e esse ataque só pode ser aprendido dessa forma.

Acho que já deu pra entender isso dos moves (ataque de cada pokemon), types (atributos), vantagens e desvantagens e que não é todo move que qualquer pokemon pode aprender, certo?! espero que sim! Então vou começar com a gameplay do game.


A Franquia principal de pokemon (principal porque existem inumeros spin offs, como pokemon pin ball, pokemon paint, pokemon tetris etc etc) é um jogo do gênero rpg, ou pra quem não conhece muito esses termos nerd, "jogo que anda pra cima e pra baixo e vai entrando nas casinhas".

Nesse modo, você pode andar pelo mapa e ir encontrando pokemons e se quiser, captura-los para entrar em sua equipe (também conhecida como party), para encontrar pokemons que podem ser capturados, basta entrar na grama alta (ou também conhecido como "matinho") e capturar. Cada party pode ter no máximo 6 pokemons. Existem outras formas de encontrar pokemons, não só pelo mato, mas também na água, em cavernas ou mesmo em uma mansão assombrada... 

são nesses matos (que se parecem com o cabelo do Zoro) que você encontra pokemons selvagens!

Pokemon é divido em dois modos de jogo (se assim podemos dizer) o que eu ja disse, que é andando pelo mapa e temos também o modo de batalha, que é quando o protagonista (a gente) encontra um pokemon selvagem no meio do mato ou quando começamos uma batalha com outro treinador, nesse momento a tela do jogo muda, e fica mais ou menos assim:


O seu pokemon é o que esta na frente (Turtwig) e do inimigo o de trás (Chimchar) e agora é uma batalha por turnos, primeiro os dois vão escolher um ataque para usar e assim que os dois esolherem, o pokemon que for mais rápido vai atacar. Uma rápida anotação sobre isso: isso da velocidade é irrelevante sobre quem escolher o ataque primeiro, o pokemon mais rápido é determinado a partir de dados do jogo, que num texto futuro pretendo explicar (ou tentar), ou seja, você pode demorar o tempo que for pra escolher o ataque, que se seu pokemon for o mais rápido, ele vai atacar primeiro sempre.

Nesse momento você não pode só escolher os ataques, você tem 4 opções na verdade: Atacar (escolher o ataque), Trocar de pokemon, Usar a mochila ou Fugir (opção inválida caso for alguma batalha com treinador). Na opção de mochila, você pode tanto seleciona-la pra usar algum item em algum pokemon (recuperar vida, aumentar PP) ou usar a pokebola para capturar pokemons selvagens. Lembrando que ao usar um item, você perde um turno, ou seja, não ataca (o mesmo vale para a troca do pokemon em campo).


Cada jogo tem sua história e respectivamente seu protagonista, pokemons diferentes e etc etc, mas em geral ideia é a mesma: conseguir uma boa equipe de monstrinhos e se tornar o mestre pokemon daquela regiao!

Se você leu e anotou direitinho tudo que eu disse aqui, você já esta apto a pegar algum jogo da franquia e sair jogando que vai estar meio caminho andado de se aventurar e aproveitar 100% desse maravilhoso universo, meio andado porque falta MUITA coisa ainda e... na prática você aprende muito mais do que apenas lendo.

Mas vou dar algumas ultimas dicas pra você, caro treinador. E elas valem para qualquer jogo de qualquer geração:

-"Sempre tente formar uma equipe bem balanceada, sempre pensando em uma boa estratégia para os pokemons agirem em grupo."

-"Sempre ter types variados de pokemon e nunca repetir o type.", é apenas uma dica, pode repetir caso o pokemon tenha 2 types ou você saiba usar eles bem

-"Nunca abandone um pokemon ou troque-o por outro que você acha que é mais forte.", Esse é um erro comum meu, vivo trocando um pokemon que eu uso desde o inicio da jornada por um que acho na reta final... não faça isso!!!

Mas apesar de todas essas "regras" que eu fiz: procure sempre colocar na sua equipe pokemons que você gosta! É mais fácil e mais legal jogar com pokemons que você gosta, do que só porque "eles são bons", mesmo que o type se repita, mesmo que ele não seja bom ou tenha desvantagem, se você gosta dele, use e pronto!!!

Lembre da ultima dica que eu dei, nunca abandone um pokemon que você usa desde o inicio da jornada, pokemons são seres vivos e se você o troca, ele fica triste, se você esta com ele desde o inicio da jornada, é porque você precisa virar um campeão ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário