[REVIEW] Ressha sentai ToQger

Depois de Toqger eu NUNCA MAIS vou julgar ou criticar um sentai pelo uniforme ou pelo tema... tanto julguei quando vi pela primeira vez que... queimei a língua total... Toqger é um sentai ESPETACULAR, sério!
História
A história dessa série é uma coisa de doido, é tipo assim: no começo parece um sentai comum e um tipo de sentai "bobinho" (tipo GoOnger, Goseiger, Zyuranger etc) e cada episódio que passa você pega uma peça do quebra-cabeça e conforme vai vendo outros episódios, vai tentando monta-lo. E depois, no decorrer dos episódios, quando a gente vai entendendo cada vez mais desse universo da série e ja com varias peças desse quebra-cabeça, não tem como não mergulhar e passar a curtir muito essa história. 

Mas enfim, vou dar uma rápida pincelada pra quem não viu nada sobre a série e ficou curioso: Na história, cinco amigos de infancia Right, Tokkati, Hikari, Mio e Kagura aparecem misteriosamente em um trem, onde apenas pessoas com grande imagination podem ve-lo (em geral crianças) e são recrutados para combater as forças da escuridão (shadow) e pra isso eles usarão os poderes dos ToQger.

Bom e é basicamente só isso... pode parece totalmente bobo, mas como disse, fica a duvida "se só crianças podem ver o trem, como que esses cinco jovens/adultos podem ve-lo?", "porque eles foram escolhidos?" e se já não bastasse essa dúvida, no final do primeiro episódio, descobrimos que a resposta para a segunda pergunta é a seguinte: -porque vocês estão mortos! 

O desenrolar de todas essas dúvidas e perguntas é muito bem resolvido, parece que cada episódio foi feito já pensando no final da série, é uma coisa surpreendente, desde a primeira cena até alguns diálogos dos personagens... é de cair o queixo (quem assistiu sabe de qual cena estou falando!).

Música de abertura
Eu sou suspeito pra falar de aberturas de sentais, eu particularmente gosto de todas. Mesmo de um sentai que eu não gosto, pelo menos da abertura eu gosto (Goseiger é um exemplo claro disso). Então não vou avaliar ela tanto, apenas deixo elas pra vocês ouvirem e deixe suas conclusoes:


GO FOR IT
Personagens

Fazia tempo que não via um grupo tão carismático quanto esse, dava pra perceber que eles realmente pareciam amigos (até porque é o mínimo né.. são amigos de infancia) cada um tem o seu jeito mas eles se ajudam, se entendem, é algo bem legal. E pra quem viu, em determinada cena lá no final... um pequeno cisco caiu do meu olho (sério) se você assistiu, é aquela cena da molecada correndo, saca?


Quando eu vi a quimica e entrosamento desses 5, eu ja logo pensei: "-cara, vai ser impossivel do sexto ranger conseguri se enturmar..." mas é ai que me enganei DE NOVO com Toqger!! o Sexto Ranger, que no caso é o Laranja, foi MUITO BEM introduzido na série, e tem uma personalidade muito boa,e tem até um bordão muito engraçado "-é aqui que eu vou morrer", que ele sempre diz porque ele se arrependeu do que fez e quer morrer com honra. E a música que ele toca na flauta sozinho, é tão marcante quanto aquele do Dragon Ranger de Zyuranger.

Uniformes

Confesso que eu (Igor Yoozen) assim que vi o design do uniforme eu achei ele feio para caralho, até falei disso no texto da PRIMEIRA IMPRESSÃO desse sentai, lá pro final de 2013, e se eu me arrependo do que escrevi? MUITO, mas... até porque eu não disse lá coisas erradas:


Sim, exatamente, eu estava contando que a história fosse foda, pra poder "valer" pelo uniforme, e foi EXATAMENTE o que aconteceu, Toqger tem uma das melhores história que ja vi num sentai e... o uniforme simples e "feio" é apenas detalhe, mas no decorrer você até ignora ele, de tão boa que a história é.



Porem o uniforme do Striker/Sexto Ranger eu achei simplesmente GENIAL e FODA!! Tanto pela cor, como nos detalhes!! Primeiro que laranja, nunca tinha sido usado antes (somente em Battle Fever J, mas enfim). E o cinto dele sendo "reto" e sem cruzamentos como dos outros, mostrando que ele não troca de cor, foi geniaaaaaal.

Outra coisa também que Laranja e preto ficou muito maneiro e estiloso, juntamente com a personalidade do personagem, facilmente um dos meus Strikers favoritos (ao lado de AbareKiller, BeatBuster e GekiChopper).
Mechas

No caso dos mechas é um dos pontos que eu mais li por ai que é um ponto negativo da série, visto que o primeiro mecha lá lembra um boneco de lego que tem ereção (pra quem não assisitiu, veja essa imagem do terceiro episódio...) Mas na minha opnião: eu até que gostei.

Mas não querendo ser o hipster (mas já sendo) eu sinceramente gostei dos mechas, apesar do visual de lego deles, é assim como o uniforme, com o tempo a gente acostuma... saca? só achei um pouco mal usado os suport recha (escudo, bombeiro e policial) as vezes eles acho que esqueciam deles.. sei lá. Mas.. isso não tira mérito nenhum, só um detalhe.

O Mecha do ToQRokugou também é bem daora, outro mecha que por si já é autoritário (se assim posso dizer) igualmente com o do DekaBreak, TimeFire e do Foderoso, ShinkenGold.

Mas pra não dizer que eu achei mil maravilhas dos mechas, a fusão final de todos os mechas da série, na minha opnião foi a fusão mais DESNECESSÁRIA que eu já vi num super sentai.. pra você que ta boiando vou botar uma foto dela ai e depois analisar:


Será que deu pra ver? é basicamente o ultimo mecha (o dourado) com o resto dos mechas colados em seu corpo só pra ele ficar colorido, a única mudança desse pra sua versão anterior, é a cabeça que muda... só. Ta certo que o nome da Line é "rainbow" e o mecha fica parecendo um arco-iris mas... não, ele não parece que ficou mais forte só porque ficou colorido cara... por sorte essa fusão foi usado poucas vezes. Fora essa fusão final, as outras eram legais, as cabeças iam trocando e as camadas e armamentos também, só estragou essa final ai mesmo...

Pois é, não adianta, só Gaoranger manja de fusões em mechas mesmo...
Conclusão da série

A conclusão dessa série é algo que me deixou de boca aberta, não o ultimo episódio em si, mas os últimos mesmo, do episódio 43 até o penúltimo, foi uma coisa impressionante, parecia que eu estava assistindo a alguns episódios de GoBuster de tão não clichê e foda que estava (sim, eu amo GoBuster).

No decorrer da reta final, fatos e coisas são jogados na nossa cara, que a gente se surpreende de não ter pego de cara, mas o motivo disso é que o começo aparentemente é tão bobo, que a gente viu e deixou passar despercebido porque "-ah, vai ser só mais um sentai besta" mas NÃO! A primeira cena, que vemos como e porque esses cinco amigos foram escolhidos (que eu disse lá no começo desse texto) já tinha dado uma puta pista pra gente do que viria, mas nem ligamos né?! afinal... é o primeiro episódio...

A série termina de uma forma digamos que clichê, tem a cena final naquele cenário que todo fã de Super sentai conhece (aham, aquele fundo destruído dos escombros e tals) mas pra chegar até ali foi algo que... cara, não parecia que eu estava assistindo a um sentai, parecia um seriado qualquer... sabe? não tinha mechas, não tinha poses, não tinha explosão, quase não tinha transformação!!! Era apenas a história indo ao seu rumo final, com diálogos e coisas acontecendo no plano de fundo do universo que a série veio criando desde o primeiro episódio. Como eu já disse no começo desse texto, tem um determinados ultimos episódios, que teve uma cena lá em que eu literalmente dei uma leve "chorada" e não era nem o penultimo ou ultimo, faltava alguns episódios ainda pro grand finale, e quando essa cena veio eu pensei "-cara.. tem certeza que esse não é o ultimo episódio?! como que vai render mais 3 episódios disso?". E foi a partir dai que eu notei a grandiosidade dessa série, nesses três episódios que faltavam pra encerrar, eu ESQUECI que eu tava vendo um super sentai, tava TÃO diferente, pesado e triste, que parecia um seriado qualquer, com o detalhe de transformaçoes hora ou outra. MUITO, mas MUITO BOM!


Estou aqui, meses depois de ter assistido Toqger e lembrando e reunindo informçoes da série pra fazer esse texto e com uma ENORME vontade de assistir de novo, então caro amigo leitor, caso você ainda não tenha assistido a série por PRECONCEITO (pelo tema e visual), por favor, pare com isso e VÁ ASSISTIR AGORA!!! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário