SMAC! A Maior Comunidade de Mangá do Mundo


  
Caso você que assim como eu é fã de mangá ainda não tenha ouvido falar, existe uma competição internacional chamada Silent Manga Audition que é organizada pela Coamix. A produtora de animes e mangás é localizada em Tóquio e responsável por publicar Fist of the Blue Sky de Tetsuo Hara, cocriador do clássico Hokuto no Ken. Publicou também a sequência de City Hunter chamada Angel Heart do mangaká Tsukasa Hojo, além de produzir algumas animações e revistas.

Com o início da competição em 2013, o SMAC!, como é conhecido, atualmente se encontra na 11ª edição e já reuniu 3.580 autores de 108 países e regiões de todo o mundo, gerando assim 5.380 mangás. É hoje considerada a maior comunidade de fãs, criadores e editores do mundo.

O evento alcançou tamanha proporção devido ao seu fantástico fator – e única exigência: o silêncio. Isso mesmo, todas as histórias que entram na competição devem ter por obrigação a ausência de diálogos. O que torna possível a participação de qualquer pessoa, independente da cultura ou barreira linguística. É uma realização incrível que faz jus às suas conquistas.

Fist of the Blue Sky de Tetsuo Hara

A cada edição do concurso são escolhidos um ou mais temas que devem ser utilizados na composição do mangá. Cada pessoa pode participar com quantas histórias quiser, tendo que fazer um cadastro antes de enviar suas obras. Tudo isso muito bem explicado no site do evento. Após o envio, os trabalhos são submetidos a uma pré-análise pelos editores, e os que atenderem aos requisitos são enviados ao time de jurados: Tsukasa Hojo (City Hunter), Tetsuo Hara (Hokuto no Ken), Ryuji Tsugihara (Yoroshiku Mecha-Doc), Jun Tomizawa (Koroshi-ya Menkichi) e o fundador Nobuhiko Horie. Ou seja, o negócio é sério mesmo!

Além de proporcionar prêmios em dinheiro – que são muito bons, diga-se de passagem – a premiação envolve a oportunidade única de ser publicado no Japão, tanto física e/ou digitalmente. Os prêmios são divididos em Grand Prix, Grand Prix Runner-UP, Excellence, Excellence Runner-UP e Honourable Mention, algo que pode ser entendido como 1º, 2º, 3º lugar e assim por diante. Porém, – e um baita porém – não há uma quantidade limite para cada lugar na premiação, chegando a ocorrer casos com várias pessoas sendo premiadas como Grand Prix e nas outras classificações.

Angel Heart de Tsukasa Hojo

Com a premiação também é oferecido aos primeiros colocados uma viagem ao Japão para receber um certificado das mãos de Nobuhiko Horie, que além de fundador e CEO da Coamix, é um dos mais aclamados editores do Japão. Em seu currículo extenso, ele foi editor da mundialmente famosa revista Weekly Shonen Jump da editora Shueisha, a maior editora do Japão. Revista responsável por publicar Dragon Ball, Naruto, One Piece, Hunter x Hunter, Cavaleiros de Zodíaco, Yu Yu Hakusho e outros grandes títulos que deixaram sua marca nos amantes do gênero.

Além disso – SIM! Ainda tem mais – as pessoas melhores classificadas, ou seja, que conseguiram boas colocações em mais de uma edição do concurso, são convidadas a fazerem parte do SMAC! MASTERCLASS. Atualmente com 35 membros de 12 países (dados de 2017), os intergrantes do SMAC! MASTERCLASS trabalham diretamente com a equipe editorial da Coamix para publicar suas obras. O objetivo do MASTERCLASS é promover novos mangakás para o mundo, sempre em busca de estrelas em ascensão.

Vencedores da edição EX-3 Kumamoto Manga Festival recebendo seus certificados no Japão.

Dentre essas estrelas em ascensão destacam-se os brasileiros Ichirou (Wellington Reis), Max Andrade, Roberto F. e Yos, que junto com outros artistas nacionais também premiados, tornam o Brasil um dos países mais vitoriosos da competição. Há inclusive um grupo no facebook – do qual eu faço parte – chamado MUTIRÃO SILENT MANGA AUDITION composto só por brasileiros onde os participantes se ajudam, ora com dicas, ora com parcerias para o concurso.

O SMAC! é uma celebração do mangá para o mundo, onde o mais importante acaba não sendo a vitória – apesar de bem vinda –, mas a participação e união de todos os fãs e leitores do gênero.

E então, se interessou pela oportunidade? Entre no site agora mesmo e participe AQUI. E para os que não entendem o idioma inglês, há também a opção em português para o site AQUI. Como se não bastasse há também um canal no Youtube com diversas dicas importantes para criar uma boa obra do começo ao fim AQUI. E se você não é um entusiasta a mangaká e quer somente ler e acompanhar todas as obras que já participaram das edições do concurso, clique AQUI. Não há motivos para não participar.

Prove que você é capaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário