Kamen Rider Fourze: uma série ESCOLAR disfarçada de TOKUSATSU



Olá pessoal bonito, eu sou o Yoozen e eu escrevo aqui no blog sobre Tokusatsu e Pokemon (as vezes), e hoje falarei de umas das minhas séries favoritas de Tokusatsu: Kamen Rider Fourze (texto completamente SEM SPOILERS):

Kamen Rider Fourze (2011) - Switch On (opening)



Kamen Rider Fourze foi uma grande surpresa pra mim, diferentemente de Kamen Rider Build, Gaim e W eu não via a galera dos grupos de Tokusatsu falando tão bem dela, não era comum ver a galera considerando ela "uma das melhores séries rider", normalmente em um top 5 eram basicamente essas que eu citei e mais outras (Blade, Faiz e Kabuto).


personagens de Kamen Rider Fourze
nota do Yozen: caso você tenha boiado um pouco nesse ultimo parágrafo, Gaim, W, Blade, Faiz e Kabuto são nomes de outras séries de Kamen Rider; Kamen Rider W, Kamen Rider Faiz, Kamen Rider Gaim... eu só simplifiquei pro parágrafo não ficar completamente repetitivo e feio (e é assim que essas séries são conhecidas entre os fãs, então, fica ai essa informação/curiosidade).


Eis que pego ela pra assistir pura e simplesmente porque é uma das poucas que tinha no site que eu baixo Tokusatsu, só por esse motivo mesmo, porque visualmente as armaduras não me agradavam muito (falo disso mais tarde), e não é que essa "falta de recurso" me fez conhecer uma das minhas séries favoritas?!

A julgar por esse visual da foto acima, dá pra ver claramente que é uma série que se passa em um ambiente escolar né?! O que já faz dela uma série Kamen Rider completamente única e diferente, normalmente o ambiente dessas séries é mais "adulto", com organizações maléficas e coisas mais obscuras, onde o protagonista não é um adolescente que estuda para a prova de matemática.

A história da série se passa em uma escola onde existem foras as aulas normais, vários "clubes" ("clube de xadrez", "clube de dança", "clube de esporte", coisa bem comum em escolas do Japão) só que um desses clubes, é o Clube Kamen Rider, um clube secreto que estuda módulos espaciais que coincidentemente habitam aquela escola, e por conta disso alguns monstros andam surgindo naquela região, o que fica a cargo dos membros desse clube resolver esses estranhos aparecimentos, usando uma tecnologia bem avançada vinda do espaço. Mas relaxa, que isso pareceu meio confuso e tedioso, porém o que toma conta mesmo da série é como os membros desse clube (que no decorrer da história vai só aumentando) conciliam suas atividades escolares com esse "trabalho secreto".


E por falar em ambiente escolar, não sei se vocês são assim como eu, mas quando eu penso nesse período da minha vida, a minha lembrança mais forte é com certeza dos meus amigos dessa época, amizades verdadeiras, amizades honestas e com certeza que levaremos para a vida toda. E Kamen Rider Fourze utiliza muito bem desse aspecto, fazendo com que a gente sinta a cada episódio mais próximo e mais "amigo" de cada um dos personagens, com que a gente se identifique com a escola, com os professores, nos dá uma sensação muito boa de que fazemos parte daquele grupo de amigos.

E o mais legal disso tudo é que essa nossa relação conhecendo os personagens da escola é bem "orgânica", tipo assim, o protagonista, Kisaragi Gentaro, acabou de ser transferido para aquela escola e por ele ser um aluno novo, tanto ele como a gente vai conhecendo e descobrindo como funciona aquela escola aos poucos, juntos. E a primeira coisa que esse personagem diz quando entra na sala de aula, é algo que defini exatamente como é sua personalidade: "-Meu nome é Kisaragi Gentaro, e eu vou ser amigo de todo mundo dessa escola", que se você parar pra analisar, é bem prepotente e clichê né?! coisa de anime sei lá, mas não se engane, esse personagem com esse jeito "amigão" de ser, é um dos melhores personagens que eu já vi em uma série de Tokusatsu!!!

"Que tipo de amigo não é um pé no saco as vezes?!"
E isso pode ser facilmente explicado: quando você pensa em uma pessoa assim (que quer ser amigo de todo mundo), você pode supor várias reações diferentes de seus colegas de classe, né?! Uma pessoa pode acha-lo idiota e evitar contato, outra pode se aproveitar da sua ingenuidade, outras podem maltrata-lo e fazer ele de besta diante da escola e alguns podem realmente querer fazer amizade. E é exatamente isso que acontece, ele meio que cria intriga com várias pessoas da escola por conta dessa sua personalidade, porém como ele é genuinamente uma boa pessoa, todos acabam gostando e se identificando com ele no fim das contas. Kisaragi Gentaro é o tipo de amigo que você gostaria de ter, ou melhor, é o tipo de amigo que você deveria ser!

Não se engane pensando que o protagonista é o único personagem bom de Kamen Rider Fourze, eu diria que todos são, claro que o mais legal da série é a amizade deles, porém cada um em específico tem uma característica especial e própria, a ponto de realmente parecer um grupinho de amigos de uma escola, você facilmente consegue se identificar mais com um ou com outro. Temos a patricinha metida, o atleta, a gótica esquisita, o descolado, a nerd, é como se fosse uma versão de "Clube dos Cinco" dos Tokusatsus (tem um episódio que é inspirado fortemente nesse filme aliás, com referencias e tudo mais).

Percebeu que eu já falei, falei e ainda nem mencionei a maior característica de um Tokusatsu?! As armaduras, lutas, poderes e tudo mais?! ao que parece Kamen Rider Fourze é apenas uma série de escola né?! cade as armaduras, poderes e clichês de uma série de Tokusatsu?! Será que eu não falei dessas coisas ainda porque esse é um lado negativo da série, que só vale a pena pelo ambiente escolar e não pelas armaduras, lutas?! Mas é claro que não, caro leitor que convenientemente lê meus pensamentos!

Uchuuuuuu Kitaaaaaa 

A armadura de Kamen Rider Fourze devo admitir que não é seu forte, é estranho, esquisito e nem lembra o visual de um Kamen Rider, mas isso é um puro preconceito besta! Se analisar bem, ela é completamente funcional e cumpre seu papel dentro da série, este é um uniforme baseado em um astronauta e os poderes que ele tem são a partir dos módulos espaciais que o Clube Kamen Rider estuda, nisso o clube auxilia o Rider nas lutas e no uso dos poderes para cada ocasião (ele fica trocando de módulos no cinto, tipo um cartucho de tinta de impressora, é bem legal), e no decorrer da série eles encontram 40 módulos, ou seja, 40 novos poderes ao Fourze, sendo que alguns deles mudam até a forma/cor da armadura, o que faz com que nenhuma luta seja igual a outra, onde no começo a variedade de poderes é pequena e lá no meio da série, começa a ter mais opções e variedade no combate.
Nessa imagem o Fourze esta com o poder de 2 módulos espaciais: um que dá um foguete laranja em sua mão direita e outro que dá uma furadeira amarela em seu pé esquerdo (agora imagina que são 40 desses módulos durante a série...)
A trama da série não foge muito disso do que eu disse, não tem uma reviravolta e plottwists absurdos, é basicamente um grupo de amigos combatendo monstros com uma tecnologia do espaço e fazendo provas e tendo que aturar problemas de uma vida escolar (problema com notas, professores pegando no pé, amigos de sala mal encarados e assim por diante), mas a série faz isso de forma tão gostosa de se assistir que você muitas vezes não vai querer uma reviravolta mirabolante e genial, só quer ver aqueles personagens juntos, ver como eles vão resolver aquele problema na escola ou aquela luta difícil com o "monstro" da semana.

Kamen Rider Fourze é claramente uma das séries que eu vou guardar pra sempre comigo como uma das melhores séries de Kamen Rider que já assisti (juntamente com Kamen Rider Build) se você que esta lendo esse texto ainda não assistiu e se interessou nem que for um pouco, faça um favor para si mesmo e assista! Ela não é apenas uma série de Tokusatsu com ótimas lutas, armaduras e história, é uma série sobre o valor da amizade! A mensagem final que ela nos deixa é de deixar qualquer um emocionado (e com saudade da época de escola).


Se esse texto todo ainda não te convenceu de assistir a série, veja esse vídeo que eu fiz pro meu canal com Tres motivos para você assistir Kamen Rider Fourze!



Bom mas é isso, assistam Kamen Rider Fourze que é muito bom, depois comentem aqui me agradecendo por essa grandiosa obra de alunos rebeldes de cabelo esquisito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário