POKEMON: Cronologia dos jogos

O texto de hoje não é sobre anime ou tokusatsu, mas engloba todo esse mundo "nerdístico", já deu pra perceber que é sobre POKEMON, né?! Mas não é do anime ou do mangá, e sim da série de jogos, que na minha opnião de nerd gordo, um dos melhores jogos portátil da nossa amada Nintendo, ou Big N pros intímos.


A franquia de jogos Pokemon é com certeza uma das que mais rende dinheiro aos portáteis da Nintendo, cada nova geração de pokemon e se respetivo jogo vende milhoes e milhoes de cópias, e não é para menos, o jogo agrada tanto aos jogadores casuais como os hardcore, pretendo fazer outro texto explicando melhor sobre isso, por hoje vamos focar na história e como é o jogo, beleza? (Caso você leia isso no futuro, basta clicar no link para ir ao texto, mas caso leia no passado aguarde...)

Se você que esta lendo não sabe absolutamente nada sobre os jogos de pokemon, esse texto vai clarear um pouco sua mente e se você quiser saber MAIS AINDA sobre os jogos, acompanhe essa série de textos que farei sobre esses jogos.

  Bem então vamos começar pelo começo, obviamente:

Não sei se vocês sabem, mas a franquia que todos conhecem e gostam desde pequeno, Pokemon, não surgiu no anime, ou mesmo no mangá, ela surgiu com os jogos do Game Boy. E o primeiro jogo da franquia tinha duas versoes: Pokemon Red e Pokemon Green, era o mesmo jogo, porem com alguns detalhes diferentes.

Vou explicar melhor: O cartuchinho do gameboy, não suportava o tanto de dados pra manter 150 (151 contando o mew) dentro dele, e pra isso eles dividiram esse numero em dois, fazendo com que certos pokemons fossem exclusivos daquela versão. Isso é tecnicamente, na prática era uma boa jogava de marqueting para a famosa frase "Temos que pegar todos", ou seja, se a pessoa quiser capturar TODOS os pokemons, ela teria que ou comprar as duas versoes e trocar entre si (método dos forever alone) ou falar pro amiguinho compra a versão diferente pra eles trocarem. Fora isso de pokemons exclusivos, tem também os pokemons que só evoluem por troca, ou seja, outra forma de fazer vender mais.

Red e Green lançados no Japão no dia 27/02/1996

No fim das contas foi uma falta de capacidade que fez com que o cartucho (ou cartuchos) vendessem feito água gelada num dia de calor.

Mas pera ai, a versão Red e Green foi no Japão, quando o jogo veio para os estados unidos houve uma pequena "mudança", eles substituiram o Green pelo Blue, ou seja, no Japão é Fire/Green e nos estados unidos Red/Blue não é comprovado, mas o motivo dessa mudanço foi que na bandeira dos Estados Unidos não tem a cor verde... isso pode ser bem teoria mas visto que na época os EUA era bem patriota, pode ser verdade. Tanto que não suportavam a ideia de passar heróis japoneses salvando a cidade e tiveram que adaptar para heróis americanos. Se você leu o meu texto sobre Super Sentai você sabe que estou falando dos power rangers.

Pokemon nas americas vieram 2 anos mais tarde, Red e Blue foram lançados em 28/09/1998 

O sucesso desse jogo de pokemon foi tanto, que como vocês devem saber, surgiu o anime. Mas o anime é bem diferente da história do jogo (já eu falo dela) ela possui apenas alguns elementos (centro pokemon, pokedex) e claro os pokemons, os personagens são todos diferentes e até modo de batalha, visto que no anime os pokemons podem evoluir durante a batalha enquanto no jogo apenas após o término da mesma. Com isso, surge uma nova versão dos jogos, que é mais parecida com o anime (nos personagens e história, não na jogabilidade), surge então o Pokemon Yellow, que é a versão do Pikachu, que você claramente conhece do anime.

Pokemon Yellow foi lançado em 1998 no Japão e em 2000 nos EUA

Falando do jogo em si, Pokemon RED/GREEN/BLUE/YELLOW (escolha a sua versão e seja feliz) é um RPG mas diferentemente de outros RPGs, não é você que fica forte, é seus pokemons que você vai colecionando e capturando pelo caminho. Seu objetivo é ir de cidade em cidade coletando insígnias de ginásio até completar oito e poder entrar na liga pokemon e se tornar o mestre (caso vença), nesse trajeto você vai capturando pokemons, treinando e formando uma equipe bem forte capaz de derrotar todos que vem pela frente.

Para seus pokemons ficarem fortes, você só precisa batalhar e vencer, isso vai dar experiencias a eles e conforme vão subindo de nivel, eles ficam mais poderosos e aprendem novos ataques. Na prática parece simples, mas caso você não seja um jogador casual e queira jogar no competitivo, as coisas começam a ficar mais complicadas e com mais dor de cabeça... (explicarei isso certinho em outro texto)


Vale lembrar que antes de começarmos nossa jornada, o professor Oak (ou Carvalho) nos presenteia com um pokemon inicial, aquele trio que você com certeza conhece, Bulbasaur, Charmander e Squirtle. E essa é com certeza uma das escolhas mais dificeis que quem joga pokemon passa..

Lembrando que a cada nova geração, tem 3 novos trios inicias de planta, água e fogo

E esses jogos foram os jogos da primeira geração de pokemon, ou seja, os 150 iniciais que todo bom saudosista gosta, dos inicias Charmander, Squirtle e Bulbasaur. Mas você bem sabe que tem mais de uma geração de pokemon né?! E a nova geração de pokemon normalmente surge e é lançada quando sai um novo portatil da nintendo, ou seja, a nova geração será aperfeiçoada graficamente, terá avanços na jogabilidade e muitas outras melhorias. Mas isso apenas foi coincidentemente acontecendo ao longo dos anos (ou será que não?!).

Apesar do monstruoso sucesso de pokemon que ele é hoje em dia, originalmente as série de jogos foram planejada para ter apenas dois jogos (considerando que Red/Green e Blue são apenas um) ou seja, pokemon foi planejado já pensando nos jogos da segunda geração!!! Antes de partir pros jogos da segunda, vou explicar como que foi planejado a história de pokemon:

Originalmente pokemon acabaria por completo na segunda geração de jogos e a história seria a seguinte: No primeiro jogo da série, Pokemon Red/Green ou Blue, o jogador controla um treinador pokemon que almeja se tornar o mestre pokemon da regiao (região de Kanto), por isso ele (no caso você) passa e enfrenta os 8 ginásios e vence a liga pokemon. Tem mais coisa por trás da história, mas um resumo é isso, você se torna mestre pokemon e captura todos os 150 pokemons. Ai no segundo jogo da série, que se passa três anos depois, você controla OUTRO personagem em outra região (regiao de Johto) que também almeja se tornar mestre pokemon (repetitivo?) porem, claro, com novos pokemons e tudo e após vencer os ginasios e a liga, pra se tornar um mestre pokemon, você precisa enfrentar um treinador que a três anos atrás já foi um mestre pokemon, ou seja, "o você" do primeiro jogo.


Eu não sei você, mas quando eu fiquei sabendo disso eu fiquei todo arrepiado com a puta premissa foda que Pokemon tinha.

E por falar no segundo jogo, o segundo jogo trouxe a Segunda Geração de pokemon e ele foi lançado no novo portatil da Nintendo, o Game boy Color. SIM, agora o novo (e na teoria o ultimo) jogo de pokemon teria cores. E assim como o anterior, novamente duas versoes para o mesmo, com os pokemons divididos e toda aquela história, e dessa vez os nomes era GOLD/SILVER.

lançado no japao em 1999 e nos EUA 2000 para o Game boy Color (por isso do filme do Lugia ser chamado de Pokemon 2000) 


O trio inicial de Johto (região onde se localiza a segunda geração) formados por Ticorita de planta, Totodile de água e Cyndaquil de fogo. 

Posteriormente a Gold, Silver, a Nintendo fez algo que meio que se tornou tradição nos jogos da franquia pokemon, sempre lançar um terceiro jogo, com novas melhorias e mudanças dos dois primeiros jogos, foi então que surgiu Pokemon Crystal.

lançado no japão em 2000 e EUA 2001

  As melhorias no gráfico desses jogos foi grande, mas não foi absurda como foi com a terceira geração (mais adiante explico), agora tudo era colorido, os sprites dos pokemons foi melhorado, musicas novas, cenários e novos e claro, pokemons novos!



Como eu disse, a premissa dos jogos era que seu jogador da segunda geração derrotasse o seu treinador da primeira, mas Pokemon virou uma febre mundial, não apenas os jogos, mas Pokemon já era sucesso no anime, no mangá, em cartas. Foi então que os desenvolvedores viram que Pokemon não poderia acabar assim, as pessoas queriam e comprariam mais jogos dessa franquia, e é então que chega a Terceira Geração de pokemon, com os jogos Pokemon Ruby e Pokemon Saphire, que foram lançados para o novo portatil, o Game boy Advance!!!

lançado no Japão em 2002 e nos EUA 2003 para o Game boy Advance

E foi com essas versoes que eu entrei no mundo pokemon, eu já havia jogado o Gold, mas eu era pequeno e não entendi nada, mas devo dizer que as mudanças de gold/silver pra ruby/saphire foi grande, não só em visual, mas em tudo!! Foi a primeira grande mudança radical da série!!! (a segunda  grande mudança veio com a 6 geração).


O jogo de Pokemon ganhou um visual completamente novo, sprites de pokemons lindos, a interação do personagem com a box do jogo ficou mais perfeita (pra arrumar os pokemons que não são da equipe) foi implementado batalhas de dupla, status de batalha (quando chove seu pokemon de fogo perde poder de ataque, quando tem tempestade de areia os que não são ground levam dano) e muitas outras coisas, o jogo deu uma repaginada legal.


Na minha humilde opnião, Hoenn (região da 3 geração) é onde existe simplesmente os MELHORES iniciais de todos os jogos da franquia. Pra mim não é dificil escolher entre Bulbasaur, Charmander ou Squirtle, eu sempre vou de Charmander ou Bulbasaur (Squirtle não, a primeira geração tem MUITOS pokemons de água maneiros, não preciso de outro... desculpa Squirtle) mas entre os tres da terceira, é extremamente dificil pra mim escolher um só, eu curto pra caralho os três.

O trio inicial de Hoenn (região onde se localiza a terceira geração) formados por Treecko de planta, Mudkip de água e Torchic de fogo

Torchic vira um Blaziken fodido, que é fogo e lutador, Mudkip eu escolhi ele quando pequeno, por isso eu tenho um apego sentimental especial por ele (fora que ele é água e terra, dois tipos que eu gosto muito) e tem o Treecko que apesar de ser apenas planta, eu usei ele recentemente e curti muito os ataques, sem falar que ele é muito estiloso (na minha opnião o inicial de planta mais estiloso).

Lembra que eu falei que sempre eles lançam uma terceira versão que é melhorada...? então, com a Terceira Geração não foi diferente...


Essa foi a versão que eu mais joguei inclusive, das mudanças que teve na história, visual do personagem, a que eu realmente notei enquanto jogava foram duas: os itens agora vinham com o desenho simbolizando o item em vez só do nome e na cidade do Day Care, ela é totalmente reta, dando uma facilidade pra chocar ovos... claro que teve outras, mas na época que joguei foram essas que eu notei. (e claro, a inclusão do lendário mais épico de todos: Rayquaza)

Foi então que a Nintendo (ou game freak) começou com outro "ritual" nos jogos de pokemon, como já se não bastasse ter duas versoes e em seguida outra melhorada, eles começaram algo que pra mim, foi épico, épico dos épicos. Lembra que eu falei que o visual novo do Emerald foi super bonito, bem feito e tudo né?! pois então, foi ai que surgiu a brilhante ideia de eles fazem um Remake, das primeiras versões de pokemon, remake de Red e Green no visuais do Emerald/Ruby/Saphire!!!

Como se a mudança de gráfico, visual e jogabilidade já não fosse o bastante, a história do game também foi alterada, porque... lembra que eu disse que a principio era pra ter apenas 2 Geraçoes né?! ou seja, o final do game já estava definido sem uma 3 geração, e nesse remake eles mudaram um pouco a história pra fazer com que houvesse mais geraçoes e continuaçoes sim, foi uma mudança boba, mas foi precisa. Com esse remake após zerar o game a gente podia transferir pokemons de Kanto (1 geração) para Hoenn (3 geração) o que na minha opnião era simplesmente demais.


Esses remakes foram chamados de FireRed e LeafGreen e foram lançados em janeiro de 2004 no Japão e 9 de Setembro nos EUA, pro Game boy Advance também

Após isso o portátil da Nintendo é atualizado e chegamos na era do Nintendo DS. Sim, duas telas, canetinha e tals, um console bem diferente e inovador e como vocês já devem ter percebido, não que seja regra, mas sempre que dá o tempo de um portátil trocar, um novo pokemon vem ao portátil para alavancar as vendas, pois bem, com o Nintendo DS chegamos na Quarta Geração, geração que por sua vez, trouxe o meu inicial de fogo favorito de todos os tempos, Chimchar.


A Quarta geração foi lançada no novo portátil da nintendo, o DS e com duas telas trouxe novas perspectiva pra o jogo. Apesar de durante a jorna a tela de baixo servir APENAS como relógio, contador de passos ou qualquer outro "aplicativo" inutil, no meio das batalhas ela servia para selecionar os ataques, itens e trocar pokemon, deixando a tela de cima livre pra toda ação dos Pokemons. Bem legal e mais dinamico.

pode parecer besta, mas essa separação dos comandos de ataque/itens de uma tela pra outra, dá uma facilidade e melhora muito a jogabilidade, voltar a jogar os antigos com tudo na mesma tela depois dá uma desacostumada legal.

Lembra que eu disse que Hoenn tem os melhores iniciais? pra mim Sinnoh tem o melhor inicial de fogo que é o Chimchar, um macaquinho que quando evoluído vira fogo/lutador, é todo estiloso e.. porra, eu já disse que ele é um macaco?


O trio inicial de Sinnoh (região onde se localiza a quarta geração) formados por Turtwig de planta, Piplup de água e Chimchar de fogo

Acho que nem preciso falar que depois teve outra versão né? eu não sei as reais mudanças porque essa eu não joguei.. (ainda)

Pokemon Platinum lançado em 2008 no Japão e 2009 nos EUA

Lembra que eu tinha dito dos remakes? então, quando Pokemon foi pra versão de ds, a vez do remake foram das versões Gold e Crystal!!! e as mesmas foram adaptadas pelos gráficos dos do Diamond e Pearl, ou seja, uma coisa mais linda ainda!!! Esses remakes tiveram os nomes de Heart Gold e Soul Silver

Segundo Remake da série foi lançado em 2009 no Japão e 2010 nos EUA pro Nintendo DS 

Uma geração nova, um remake e já chega no Nintendo DS, agora só no próximo portátil né?! bem longe disso, pela primeira vez, duas geraçoes de pokemon ocuparam o mesmo portátil, é como eu disse, não é regra de sair portátil novo e sair logo outro pokemon, foi coincidencia ao logos dos anos, como o novo portátil estava demorando, chegamos então na 5 Geração com o Pokemon Black e Pokemon White.

Uma coisa bem curiosa, é que os lendários na capa dos dois (Zekrom e Reshiram) são das cores preto e branco mas no nome de cada jogo, o lendário que é preto, é da versão White e o lendário Branco é da versão Black, o que gera uma confusão bem... engraçada digamos assim. (pelo menos eu acho engraçado e legal ao mesmo tempo essa "bagunça").

lançado em 2010 no Japão e 2011 nos EUA para o Nintendo DS também

Os gráficos não mudaram tanto da sua versão anterior, agora os ambientes estão mais 3D, os pokemons em batalha estão mais animados e assim por diante, tudo muito mais bem feito (claro, é uma versão mais nova, caralho) mas a real mudança notável é novos modos de batalha!!! Se em Pokemon Ruby/Saphire já foi revolucionario as batalhas em dupla, Pokemon Black/White renovou de novo, dessa vez com batalhas triplas e batalhas rotacionais!!! Sendo as batalhas triplas exclusivas da versão White e as batalhas rotacionais da versão Black. (outro motivo importante para a escolha de uma versão ou outra, fora os lendarios, pokemons exclusivos e etc etc).

Essa geração de pokemon, eu lembro que eu me amarrei DEMAIS nela, o jogo é lindo, os pokemons dessa geração são maneiríssimos o final do jogo é simplesmente épico, o vilão é foda, eu lembro que quando eu zerei eu fiquei emocionado de tão bom que era. A única coisa que não me agradou muito foram os iniciais, o unico que eu gosto é o Tepig mas... pela terceira vez um inicial de fogo que é lutador... já deu né?! mas mesmo assim continuo gostando dele...

O trio inicial de Unova (região onde se localiza a quinta geração) formados por Snivy de planta, Oshawott de água e Tepig de fogo

Agora falta a outra versão do Black/White né?! na época pensávamos que seria  versão "Pokemon Gray", mas a Nintendo nos surpreendeu, e lançou não mais uma, mas mais duas versoes... a Black 2 e White 2. Com uma nova história, na mesma região, um novo jogo com os mesmos pokemons basicamente... melhor do que o mesmo jogo só com nome e algumas pequenas mudanças, não é mesmo?! (Se bem que eu faria isso pelo Black/White, puta jogaço)

lançado em junho de 2012 no Japão e outubro de 2012 nos EUA

Lembra lá no começo do texto que eu tinha dito que pokemon teve duas grandes mudanças drásticas nos gráficos, que a primeira dela acontecia da segunda geração pra terceira e outra que aconteceria na sexta?! Então... quando a nova geração de pokemon foi do Nintendo DS para o novo portátil da Nintendo, o Nintendo 3DS (apesar do nome parecido, é outro portátil sim, assim como o Game boy/Game boy color/Game boy Advance) e essas mudanças não foram poucas, não foram só nos gráficos, foi em tudo, foi então que demos iniciao a 6 Geração de Pokemon com os Jogos Pokemon X e Pokemon Y.

Pokemon X/Y foi a primeira versão a ter as datas de lançamento iguais tanto para o Japão quanto para os EUA, ambos foram lançados no dia 12/10/2013

Mas espera que vamos com calma, porque teve MUITA mudança, muita coisa nova e muitas melhorias, vamos começar com o ambiente do jogo (sem ser as batalhas):


Todas as versoes anteriores, o jogador via seu personagem de cima e só ia pra cima, baixo esquerda e direita, apenas isso, tinha um pouco de profundidade no Black/White mas era só nessas 4 direçoes que o personagem ia. Agora em X/Y o personagem andava e todas as direçoes, qualquer lado, qualquer direção usando apenas o analógico do portátil (antes não havia analogico, apenas direcional).

Agora você me pergunta: "E nas batalhas?", bem meu amigo, AS BATALHAS AGORA SÃO EM 3D, completamente 3D, usando o próprio recurso do portátil pra isso!!!


Cada golpe com uma animação diferente e muito bem trabalhada, dá até gosto batalhar com todo pokemon selvagem que aparece pelo caminho.

Mas pera que as mudançãs não foram só essas não, quando a gente pensou que Pokemon não tinha mais como ficar diferente, melhorou os gráficos (e muito) mas não tem mais o que inovar. É então que somos supreendidos de novo!!!! 

Surge então as Mega Evoluçoes!!!


Agora pokemons específicos (não todos, claro) se segurarem sua mega pedra, eles podem mega evoluir no meio da batalha, com isso seus status são mudados e melhorados, podendo mudar ainda mais a estratégia em batalha e claro que também muda o visual dele, né?!

Mas uma coisa legal dessas mega evoluçoes, é que agora sempre que for anunciado um novo jogo de pokemon, vai surgir uma duvida: "será que aquele meu pokemon, vai ganhar uma mega evolução?" o que eu espero é um mega infernape e nada mais...

Outra coisa super foda do X/Y é o modo online, é muito fácil e muito simples de se jogar online, coisa que antes era um pouco chata e complicada de conseguir, fiz vários amigos ao redor do mundo jogando e trocando pokemons, coisa que eleva o fator replay em quinhentas vezes.

Os iniciais são legalzinhos, diferente da Quinta que eu não gostei muito, nessa o meu favorito é o Froakie, e porque? porque ele é um sapo ninja dark, só por isso.. a Fennekin é legal também porque ela é fogo e psiquica o Chespin é bonitinho só na primeira evolução, depois ele vira um negocio esquisito sei lá.... voto por Froakie!


O trio inicial de Kalos (região onde se localiza a sexta geração) formados por Chespin de planta, Froakie de água e Fennekin de fogo

[Atualizado]

Foi então que em Maio de 2014 que foi anunciado novos jogos de pokemon (para o 3DS também), e seria um remake da 3 geração!! Isso mesmo, um remake dos jogos de Game Boy Advance: Pokemon Ruby e Pokemon Saphire, que dessa vez, seriam para o 3DS com os nomes de: Pokemon Omega Ruby e Pokemon Alpha Saphire

Apesar de não ter muitas mudanças desse pro Pokemon X/Y, os pequenos detalhes fizeram a diferença, aparentemente a principal diferença é do "tamanho" do nosso personagem, que em pokemon X/Y ele é bem alto e grande, já em OR e AS ele é menorzinho, só jogando as duas versoes mesmo pra ver como isso é um detalhe bobo, mas que faz toda a diferença.


Quanto ao jogo em si, ele não é diferente (em questão de qualidade) dos outros remakes (FireRed/Leaft Green, HeartGold/SoulSilver) os cenários, mapas e tudo é identico ao original, só que em um gráfico e jogabilidade totalmente melhorados, as músicas foram retrabalhadas e apesar de terem ficado com um ar de "música nova" mantêm a nostalgia dos anteriores, um jogo indispensável pra quem jogou as versões antigas.

Indo agora para 2016, nesse ano a fraquia pokemon comemorava 20 anos (desde o lançamento do Pokemon Red/Blue lá no Game Boy em 1996) e pra isso, a Game Freak preparou duas grandes supresas pra esse ano, a primeira delas foi liberar na eshop (loja virtual do 3DS) as versoes do Pokemon Red, Blue e Yellow do Game boy!!!


Sobre essas versoes não tem muito o que falar, não teve mudança NENHUMA, era o mesmo jogo, mesma jogabilidade, gráficos tudo... foi mais pra deixar liberado pros fãs nostalgicos que quisessem reviver os jogos antes da segunda grande novidade, e qual seria essa novidade? Claro que o anuncio da sétima geração de pokemon!

A sétima geração seria ainda pro 3DS mesmo e prometia fazer uma grande mudança na história dos jogos de pokemon, a primeira delas seria "não ter mais ginásios" e um foco maior na história. Esses jogos da sétima geração seriam então, Pokemon Sun e Pokemon Moon


A diferença desses jogos pros outros, é que o jogo se passa em um arquipélago (baseado nas ilhas do Hawai) e o protagonista iria de ilha em ilha cumprindo desafios, um diferente do outro para assim prosseguir, e por fora disso uma história bem maior e mais bolado que nos jogos anteriores.

Junta isso tudo, mais alguns "pequenos" detalhe na gameplay, onde VÁRIOS personagens de Kanto (da primeira geração) tem uma nova forma nessa nova região, ou seja, vários pokemons da primeira geração ganhariam uma Alola Form e ficariam diferentes tanto no visual, como ganhariam um novo type. Eu disse pequenos detalhes né?! fora essa nova forma, adicionaram também um "super poder" na gameplay, onde poderá ser usado em alguns momentos durante a batalha para o ataque do pokemon ficar muito mais poderoso. Sim eu sei, colocaram coisa pra caramba nessa nova geração!

Alguns Pokemons em suas Alola Forms (da esquerda para direita: Sanslash, Sandshrew, Exeggutor, Vulpix e Ninetails)

Os iniciais de Alola (nome da região da 7 geração) são esses:

Popplio, Litten e Rowlet

Uma coisa que é bem legal e interessante de se dizer, é que se uma pessoa tem um Nintendo 3DS (o 3DS, não o DS normal) ela pode jogar, todas as gerações de pokemon e isso é simplesmente MANEIRÍSSIMO!!!

Duvida disso? vamos lá então: o Nintendo DS, teve duas gerações nele, a 4 geração (Diamond/Pearl/Platinum) e a 5 geração (Black/White/Black2/White2) e o Nintendo 3DS teve a 6 geração (X/Y) e 7 geração (Sun/Moon). Mas temos os remakes, lembra?! no Nintendo DS temos o remake da 2 geração (Heart Gold/Soul Silver) e no Nintendo 3DS o remake da 3 geração (Omega Ruby/Alpha Saphire). Pelas contas ficou faltando apenas a primeira geração, certo?! É ai que temos a versão Red/Blue da Eshop que eu disse... pronto, fechou. Todas as gerações (seja a versão original ou remake) em um portátil !!!

(só ta faltando "Sun/Moon" nessa imagem)
Mas enfim galera, espero que tenham gostado desse resumão sobre a série de jogos Pokemon, que pra mim é uma das melhores e mais fodásticas franquias dos portáteis da Nintendo. Pra mim a ordem dos jogos é algo "natural" tipo 2+2 igual a 4, mas como sei que muita gente se perde nessa infinidade de jogos, fiz esse texto pra tentar esclarecer!

Lembrando que foquei apenas nos jogos da série principal, ignorando completamente os spin offs, como Pokemon Pinball, Pokemon Mystery Dungeon, Trozei, Shuffle e etc (é tanto spin off da série pokemon que dava pra fazer um texto só com eles...).

Mas é isso, até mais!







4 comentários:

  1. Brother, muito bom seu texto S2
    Estou começando uma coleção de portáteis da Nintendo (antigamente n tinha condições) e quero comprar todos os jogos do Pokémon para jogar, estava atrás de alguem q apenas me dissesse quais jogos deveria comprar, mas o q li elevou meu espirito de jogador e me deu muito mais animo em adquirir os jogos, quero jogar tudo logo hahahah

    ResponderExcluir
  2. muito bom estava tentando intender a cronologia e nao achava algo completo, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. além do texto ser inspirador da na gente uma nostalgia uma vontade de jogar FUDIDA melhor texto que li sobre cronologia dos jogos pokémons parabéns ;)

    ResponderExcluir