Kamen Rider Build: Três motivos para você assistir (SEM SPOILERS)


Olá pessoal, eu sou o Yoozen, escrevo aqui no blog raramente sobre Super Sentai e Pokemon, e hoje pela primeira vez começarei a escrever também sobre KAMEN RIDER, gênero do Tokusatsu no qual eu recentemente me adentrei. E porque não começar pela melhor série que eu já assisti até o momento?! Vamos então para um texto onde eu vou tentar te convencer a assistir Kamen Rider Build com apenas três fatores: HistóriaArmaduras e Personagens!

Kamen Rider Build (2017) - Be The One (opening)



Já vou começar o texto dizendo que é difícil tentar explicar como é a história de Kamen Rider Build sem acabar dando algum spoiler, porque ela é tão amarrada, bem feita e com várias pontas que se conectam no decorrer dos episódios, que qualquer tipo de informação pode acabar estragando a trama de alguma forma (criando ou estragando expectativas). Pra quem já assistiu One Piece, isso que acabei de falar soa bem familiar né?! tenta explicar pra alguém que nunca assistiu one piece como é o começo da história sem explicar como o "universo" e a história se expande depois de um tempo, com Kamen Rider Build essa sensação e sentimento é o mesmo (na minha opinião), claro que nas devidas proporções, KR Build tem apenas 49 episódios né, enquanto one piece está próximo dos 1000


Enfim, vamos lá, a o começo da história de Kamen Rider Build diferente de outras séries de Kamen Rider onde começa com o protagonista aprendendo e descobrindo seus poderes, aqui já começa de cara com o protagonista já sabendo usar seus poderes, a gente já começa no "meio da história", e isso pode parecer confuso, mas é ai que está o diferencial da série: a confusão nos deixa curioso. A gente é jogado no meio dessa história toda e vamos entendendo aos poucos, mais ou menos como acontece quando assistimos ao Star Wars episódio IV: Uma nova Esperança, onde já está rolando as coisas, já tem um vilão formado e a gente só acompanha a trajetória do herói e seus amigos a partir de certo ponto. 

Bom, a história Kamen Rider Build (que se passa em 2017, mesmo ano da série) se passa em uma realidade onde há 10 anos atrás aconteceu um desastre na terra envolvendo uma caixa vindo de Marte e isso fez com que o Japão se dividisse com enormes muralhas em três regiões: HokutoSeito e Touto, nisso tanto a economia como os cidadãos entram em colapso, e no meio disso tudo esta nosso protagonista (Sento Kiryu), um cientista que recentemente perdeu a memória e luta contra monstros que estão atacando a cidade (clichê né, toda série de Kamen Rider começa assim com esse plot de "um herói mascarado lutando com vilões", porém aqui tudo tem um porquê, tudo tem uma explicação lá na frente... só confia!) para tentar entender e procurar a resposta para sua amnésia, porem a cada monstro que ele derrota ele ganha um "novo poder"  e com isso um novo visual para sua armadura e mais detalhes disso vou falar mais adiante no texto, porém, só nisso a gente fica curioso em dois aspectos: primeiro para saber um pouco mais do passado desse cientista com amnésia, como e porque ele ficou assim e o que são esses monstros, se tem relação com ele ou não (curiosidade relacionada a trama) e segundo, que ficamos com curiosidade de ver os novos poderes e visuais que ele vai ganhando (curiosidade relacionada a parte estética das armaduras), ou seja, a combinação desses dois fatores é primordial pra gente nunca cansar de assistir.

Agora você provavelmente deve estar se perguntando porque eu coloquei em destaque a palavra "combinação" no parágrafo anterior, certo?! (se não, finge que ta pro texto prosseguir) então vamos lá, vamos partir pra parte mais atraente e possivelmente uma das melhores características da série: as Armaduras! Se você analisar bem a armadura "principal" da série, vai ver que não é simplesmente vermelho e azul, elas não são diferentes só pela cor, o padrão de ter os olhos e uma antena é o mesmo, porém o lado vermelho é um coelho(rabbit) e o azul um tanque de guerra(tank)e na série essa armadura é chamada de "Rabbit+Tank" e é considerada uma "melhor combinação/best match" (ta explicado o motivo de eu ter dado destaque pra palavra "combinação" agora né, okay). Muito bem, agora e se eu te contar, que cada monstro que o protagonista derrota, ele ganha uma nova combinação dessa?! daí por exemplo, ele pode usar a Tank que ele já tinha e combinar com a nova que ele ganhou, que no caso seria a combinação do porco espinho (Hedgehog), ou seja, ele formaria a armadura "Tank/Hedgehog" mudando completamente seu visual de vermelho/azul pra azul/branco. Pode ter ficado um pouco confuso né, mas veja na prática:

Aqui você pode ver a armadura azul + vermelho, das combinações rabbit+tank (coelho e tanque de guerra):


E aqui quando ele troca o poder (que no caso é uma garrafinha) do coelho pelo do porco espinho:


É o mesmo Rider, porém com uma armadura completamente diferente, tanto esteticamente como nos poderes e estratégias de batalha. Essa ideia não é 100% de Kamen Rider Build, em Kamen Rider W (série Kamen Rider de 2009) tinha essa ideia também da "armadura do rider dividida em dois com dois poderes diferentes", mas lá além da história por trás da combinação de dois elementos ser diferente (lá dois detetives se unem a uma armadura, cada um com um elemento, um luta e o outro dorme e pensa em estratégias na batalha), esteticamente a unica diferença das armadura de W são as cores, e um pequeno detalhe aqui ou ali (a força e habilidade tem diferença sim, porem visualmente só muda a cor mesmo) e Build além de elevar o nível desse visual e deixa-lo maravilhoso, aumenta o número das combinações possíveis, tem muito mais que W e é bem mais abordado no plot da história (outros personagens podem usar as combinações, caso "roubem" dele as garrafas). Ah, e não estou desmerecendo Kamen Ride W, gosto muito dessa série também.

Perceba a diferença VISUAL das armaduras de Kamen Rider Build e Kamen Rider W:


Deu pra ter uma noção do que eu estava falando né?! as armaduras de Build são claramente mais "estilosas" que as de W, embora ambas terem a mesma ideia (dois elementos que formam uma armadura).

Na imagem eu coloquei uma que mostra apenas 4 combinações de Build, no decorrer da série o protagonista vai ganhando VÁRIAS formas e combinações novas, que fica até difícil escolher a que eu mais gosto (pra você que curte anime, tem uma combinação baseado em Naruto, não vou falar mais nada, só assiste e descubra por si só). Mas resumindo até aqui é isso, e se mesmo assim a história não te agradar muito, assista só pelo visual dessas combinações e das próximas armaduras que vão surgir (e vai ter várias), porem do contrário também, se o visual for o de menos pra você, assista pela história que é bizarradamente bem feita e amarrada, com um final tão impressionante que eu assisti já faz uns 2 meses e ainda penso no quão bom (e complexo) ele foi.

Na minha opinião, um fator bem importante para uma série ser boa (série, filme ou qualquer coisa) são os personagens, e os personagens de Kamen Rider Build são muito bons!! (tudo nessa série é bom né, eu to ficando meio repetitivo). Pra começar que eles são, como eu posso dizer, bem reais, eles tem propósitos e personalidades muito próprias, não só é fácil se identificar com alguns como entender o que os leva a fazer o que fazem.

Temos Ryuga Banjo, um ex-boxeador que foi acusado de assassinato, Shuichi Isurugi um dono de bar que encontrou o Sento quando perdeu a memória e o ajudou em sua recuperação, Misora Isurugi a filha do Shuichi que trabalha no bar e é basicamente ela que "forja" os poderes pro Sento usar (sim, é bizarro como e porque ela faz isso, mas no final é tudo explicado detalhadamente) e ao longo da série surgem novos personagens de outros distritos que além de agregar a história, agregam com o grupo de amigos que eles formaram, Ah, e essa série logo de cara já conta com DOIS Riders "do mal" (normalmente se tem um só, ou nem isso), e os dois não são "amigos" eles se confrontam tanto entre si, como contra o protagonista também, gerando assim um confronto de todos os lados. E percebeu que eu falei bem pouco de cada um?! Não parece ser nada interessante só por isso que eu disse, mas é porque cada personagem de KR Build evoluem tanto ao longo da série, em decorrência dos acontecimentos que eles passam e tal, eles mudam demais (positivamente falando), e criam uma amizade que vai além do esperado de uma série de Kamen Rider. É mais ou menos o que acontece em Breaking Bad, onde o Walter White do primeiro episódio NÃO é o mesmo do ultimo episódio, porque ele fez tanta coisa, aconteceu tanta coisa com ele, que ele se transformou (nesse caso, negativamente).

Agora você, caro leitor, junte tudo isso que falei da HistóriaArmaduras e Personagens e mistura numa série lotada de mistérios (afinal, porque tem monstros atacando a cidade?! porque o Japão foi dividido em três com uma tecnologia de Marte?! Quem são os dois Riders do mal?! Porque o protagonista teve amnésia?! o Banjo é realmente um assassino?!)ação com um visual maravilhoso de várias combinações e estilos diferentes e até humor!! Essa meus amigos, é uma das melhores séries de Kamen Rider já feita!

Consegui te convencer a assistir? claro que eu não detalhei mais do que o necessário, se não iria acabar estragando alguma surpresa pelo meio do caminho, mas sério, assiste só pelo visual e se surpreenda com a tamanha dramaticidade e genialidade da trama! Não subestime só porque é uma série de Tokusatsu com explosões e lutas, lembre-se que pra muita gente one piece é só "uns piratas lutando" e se você assistiu, sabe que não é bem assim (e essa minha analogia vai ser completamente descartada caso você não tenha assistido one piece, mas tudo bem). Ah, e peço perdão caso você não entenda os momentos que citei One pieceStar wars e Breaking bad (caso não tenha assistido) é que eu não consigo me expressar melhor sem usar outras obras como comparação, sou um idiota.

É isso, vou ficando por aqui e espero que sigam meu conselho e que gostem da série tanto quanto eu gostei, e caso se interessem ou gostem desse gênero, passem lá no meu canal Super Yoozen, moro no Japão e gravo videos sobre Super Sentai, Kamen Rider e daily vlogs em lojas de Tokusatsu pelo Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário