Top Trilha Sonora - Cowboy Bebop


 Pérolas em formato de música, você  só vê por aqui.




 Sim terráqueos, Cowboy Bebop tem tantos detalhes que eu poderia toda semana fazer um top alguma coisa sobre a série, mais acho que ficaria meio enjoativo, por conta disso somente de vez em quando vocês irão ver um Top sobre alguma série aqui na Nave, até porque este não é um blog exclusivo de Cowboy Bebop, mais sim algo diversificado.
 E hoje o tema será trilha sonora, como a maioria deve saber Cowboy Bebop é rico musicalmente, afinal tem coisa melhor que Jazz? pois bem, esse será um top com as musicas que para mim combinaram mais com a série e que foram essenciais para abrilhantar um dos maiores animês do século (em minha humilde opinião).

 Aumente o som e viaje!



Tank !
Para mim é impossível falar de Cowboy Bebop e não lembrar da música de abertura. O Jazz no contraste exato das cenas, cores e personagens percorrendo a abertura no mais auto estilo Cowboy Bebop de ser. É de encher os olhos. Acho que seria um grande equívoco da minha parte se deixasse de comentar, não só por causa de ser a música de abertura, mais também por simbolizar tudo o que Cowboy Bebop é. Saxofone, tambores, e tudo o que um bom Jazz pede, cada instrumento se encaixando um no outro, e o principal : caindo como luvas para a série. Sempre ao ouvir esta música um enorme sentimento nostálgico vai me dominar, e aquela sensação que sentia ao assistir vai sobrevir novamente, fantástico nada mais!



Spokey Dokey
 Se tinha uma trilha sonora que eu adorava era Spokey Dokey, e ainda por cima quando eu ouço eu lembro daquele momento do Spike na nave com o pensamento longe. O engraçado é que ao ouvir eu fico da mesma forma, hipnotizada pela ousadia e irreverencia praticamente num só instrumento. Os arranjos da gaita dá um efeito de anestesia a quem ouve, sem sombra de dúvidas não poderia deixar de citá-la, sensacional!




Rain
 Ah .. o que dizer de uma música que diz toda filosofia do animê? que mostra em três minutos toda dramaticidade dos tripulantes da nave? sem comentários. O piano, o baixo, o efeito da guitarra, a voz ..... é inacreditável como tudo combina! É totalmente notável como a canção tem o mesmo efeito daquilo que está sendo dito e cantado, a chuva. '' Eu não sinto nada, eu parei de lembrar, os dias são apenas momentos em que se transformam em horas (.....) Eu ando na chuva, na chuva, isto é certo ou errado? ''. Praticamente a música entrega os pensamentos do Spike, sobre aquilo que ele acreditava ser certo, viver para o momento, com a certeza de que tudo na vida era como a chuva, algo passageiro, um sonho real.




Memory
 Toda delicadeza que me é apresentado em apenas 1:32 de música é inacreditável. Uma trilha sonora tão simples, tão frágil, tão básica que de certa forma chega entrar em contato com o tema do animê. A leveza que ela passa sempre me lembra que dentro dos personagens, existia uma criança adormecida. Algo em que muitas vezes ficava escondida, mais estava viva ali o tempo todo em cada um.




Is It Real?
 Preparados para ouvir toda a simbologia do animê? pois é, '' Is it real? '' fala de uma percepção de vida, um questionamento ao qual todo ser humano pode se perguntar. O que é real para você?  O que te torna vivo? São perguntas tão simples mais que trazem infinitas possibilidades de respostas. E cada pessoa pode descobrir aquilo é, do jeito que quer, afinal somos livres certo?  
(obs: o vídeo abaixo se trata de um AMV, por isso se você ainda não assistiu o animê só ouça a música e não assista ao vídeo, caso o contrário tomará spoiler.)




No Reply
 Eu sei que é chato ficar idolatrando incansavelmente todas as músicas que eu estou postando aqui, mais o que posso fazer se eu definitivamente acho todas perfeitas? e ainda mais a canção No Replay que particularmente está entre o topo das melhores do animê. Como não podia ser diferente, a letra da música fala mais uma vez do ponto de vista de Spike e porque não dizer de todos os outros da nave? Como todos os tripulantes se comportam como uma verdadeira família, é fato que a frase '' If only I could call the rain to melt and wash away the pain you feel, I would .. '' começa a fazer todo o sentido. Para ser mais clara, a tradução fala mais ou menos isso '' Se eu pudesse chamar a chuva para derreter e levar a dor que você  sente, eu faria '' depois dessa preciso dizer mais alguma coisa?




Call me, Call me
 Eu poderia dizer infinitos elogios á está música, mais vou poupá-los das melações de uma '' fan girl '' que ama desesperadamente. O que posso dizer é que a canção diz tudo o que o Spike supostamente pensava sobre o seu amor do passado, Julia. Ele queria notícias, e ansiava por um telefonema, alguma pista em que pudesse leva-lo até ela. E é sobre justamente sobre esse tipo de sentimento que a música fala, sem mais comentários, perfeita. \o/
(obs: o vídeo abaixo apresenta cenas e falas do episódio 26, portanto se você não assistiu cuidado com o abençoado spoiler).




The Real Folk Blues


 Uma das músicas de encerramento mais legais em que eu já ouvi. Estou ficando sem palavras para descrever a grandiosidade que eu acho das músicas. Como se já não bastasse o ritmo contagiante que a música apresenta, ainda se consiste em uma liberdade e uma desenvoltura muito específica que só encontramos em Cowboy Bebop. Contagiante por extremo.



Don't Bother None

 Essa é pra receber medalha de prata hein! Um vocal envolvente, um ritmo típico blues e country, um slide de violão que faz qualquer um viajar, uma gaita que grita em cada entretempo de frase, assim resumo o quão rica esta música é. Com certeza é uma das minhas favoritas, não só por ter uma harmonia extremamente agradável, mais também por combinar perfeitamente com Cowboy Bebop.




Blue 

 Eu nunca tinha chorado com uma música de animê, sempre achei que isso era algo impossível, até porque é raro encontrar uma canção com uma temática tão forte, e tão impactante. Mais eu confesso, que isso mudou a partir do dia em que ouvi a música final de Cowboy Bebop e vi a sua tradução, aquilo foi o suficiente para meus olhos desabarem em lágrimas. Você pode até achar exagero da minha parte, mais é totalmente verdade. Até hoje eu não consigo descrever direito o que eu senti quando eu ouvi, mais sei que ela falou muito alto comigo. Tão alto que está ganhando a medalha de ouro aqui, de melhor trilha sonora de Cowboy Bebop. Merecidamente. Sua mensagem forte e seu ritmo leve, foram o suficiente para mexer com a minha consciência e perceber, que série extraordinária que eu assisti. E toda vez em que eu a ouço ainda penso da mesma forma. ''Que série extraordinária é essa''. É inexplicável. 




4 comentários:

  1. Sou apaixonado por tilhas sonoras de series, desenhos e filmes, principalmente quando elas são bem elaboradas e ecléticas, e eu não tenho nem o que falar dessa trilha maravilhosa, que deu todo um charme e estilo ao anime, essas musicas que você citou são as mais conhecidas, mais as que mais me marcaram quando eu ouvi o disco na época, foram Mushroom Hunting, Go Go Cactus Man e Chicken Bone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimos discos também, queria poder citar todas mais iria ficar um post infinito aehuaehauehuasae

      Enfim, coloquei as mais famosas porque seria injusto da minha parte se não colocasse, embora muitas outras músicas excelentes tenham ficado de fora do post. =(

      Excluir
  2. Não está sozinha, Thais. Também chorei. Golpe baixo aquele coralzinho.
    PS: Obrigado por habilitar "Anônimo" em seu blog. Sou tímido. Deixei de comentar em outros blogs depois que começaram a pedir mail, essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha super golpe baixo mesmo, faz qualquer um chorar ='(
      Não sei porque ter vergonha em se identificar mais tudo bem, comenta mais vezes o/

      Excluir