Kamen Rider Faiz: mas afinal, o que significa ser humano?


Pra quem não me conhece eu sou o Yoozen do canal Super Yoozen (canal sobre Tokusatsu) e eu sou um dos autores aqui do blog, as vezes escrevo aqui sobre Tokusatsu ou Pokemon, e hoje como vocês podem ter visto, vai ser um texto sobre Kamen Rider Faiz ou Kamen Rider 555, enfim, a série de Kamen Rider do ano de 2003



Kamen Rider Faiz lutando contra um Orphenoc
Kamen Rider Faiz assim como toda série de Kamen Rider, tem lutas, cenas de transformação, armaduras estilosas e porradaria pra todo lado, mas ela tem um diferencial muito grande que a destaca das outras: sua discussão moral e ética sobre "o que é ser humano?" e pra mim, isso a torna uma das melhores e mais bem feitas séries da franquia até os dias de hoje.

Pra começar, vamos para a história da série, que aparentemente é bem simples, mas tem um nível de questionamento bem interessante, vamos lá: 

Na série existem os Orphenocs, que são basicamente monstros em formas de animais humanoides (cavalo, escorpião, cobra, etc) que são poderosos e perigosos, esses Orphenocs podem se multiplicar, pra isso eles matam outras pessoas e as transformando, após morrerem, em Orphenocs, porém, nem toda pessoa que morre vira um Orphenoc, ela pode morrer e "ressuscitar" como Orphenoc ou... simplesmente morrer mesmo, é na "sorte". Um detalhe importante, é que todo Orphenoc tem toda a sua memória e aparência de quando ele era vivo (podendo alternar em forma de Orphenoc e humano), ou seja, a única maneira de diferenciar um humano de um Orphenoc é quando o mesmo esta em sua forma de monstro, você pode ser amigo de um Orphenoc e nem sabe...


vários Orphenocs em suas formas de "monstros"
Mas ainda tem um porém: a partir do momento que uma pessoa se transforma em um Orphenoc, ela tem apenas um ano de vida, para prolongar esse período, ela precisa matar mais pessoas (pra meio que sugar energia dela, sei lá), transformando-as em Orphenocs ou simplesmente matando pessoas inocentes. Resumindo, quando alguém se transforma em Orphenoc, ela pode seguir dois caminhos: ou ser um Orphenoc pacífico e viver seu ultimo ano de vida tranquilo, sem matar ninguém e suave ou passa a matar/caçar pessoas, gerando terror e tendo sangue em suas mãos (e consequentemente criando mais Orphenocs).

E como se esse dilema de "mato alguém pra sobreviver ou espero a minha morte?" não fosse o suficiente, na série existe uma empresa milionária (Smart Brain) que faz celulares, computadores e aparelhos tecnológicos, que é liderada por Orphenocs e o plano deles é de extinguir a humanidade, fazendo com que apenas Orphenocs reinem na terra, e pra isso essa empresa caça, persegue e mata Orphenocs que não matam humanos, ou seja, os Orphenocs "pacifistas" (que decidiram não matar ninguém e viver tranquilo, que eu disse), nisso a pressão dos Orphenocs de matar ou não humanos aumenta cada vez mais.

Takumi Inui (o Kamen Rider Faiz)

Paralelo a isso tudo, temos Takumi Inui, um cara solitário e antissocial que estava vagando de moto e vivendo sua vida, quando conhece uma garota, Mari Sonoda, que recebeu (sem entender o porquê) um cinto de Kamen Rider do seu pai, que é presidente da Smart Brain. E por conveniência de primeiro episódio Takumi acaba usando esse cinto e se tornando o Kamen Rider Faiz, e aos poucos ele faz amizade com essa garota e com outras pessoas a seu redor. A partir dai, Takumi/Faiz começa a usar o cinto de Kamen Rider para lutar contra Orphenocs que atacam pessoas (para matá-las e consequentemente ganhar mais um tempo de vida) e no meio disso tudo, ele acaba cruzando com Kiba Yuji, um Orphenoc pacifista que vive junto com outros dois amigos (que também são Orphenocs).


Kaido, Kiba e Yuka
Um fato interessante de Kiba Yuji e seus dois amigos Orphenocs que vivem junto com ele (Kaido e Yuka) é que os três antes de se transformar em Orphenocs (antes de "morrerem") sofreram muito por conta de humanos... Kiba ficou em coma após sofrer um acidente de carro e quando acordou perdeu seu emprego, seus pais (que morreram no acidente) e sua namorada o traiu com seu tio, deixando-o sozinho e sem nada, Yuka era abusada e sofria bullying da própria irmã (que roubava seu dinheiro do trabalho) e pelos próprios pais (que a menosprezava e dizia que tinham vergonha dela) e Kaido que era um músico muito talentoso, foi sabotado pelo seu próprio professor, que passou com um carro por cima de sua mão, o incapacitando de continuar tocando violão (professor esse que fazia isso com seus alunos que ele julgava serem melhores que ele).

Dito isso sobre os três Orphenocs, eu lhes pergunto: quem é o verdadeiro "monstro" dessa história? os que abandonaram Kiba em coma, a irmã que bulinava Yuka, o professor do Kaido ou os três que apenas tem uma aparência de monstro??

No decorrer dos episódios nos deparamos com humanos que fazem coisas absurdas, humanos que traem a humanidade para se tornar Orphenoc e extinguir a raça humana do planeta e também vemos Orphenocs que ainda tem consciência de que é errado matar pessoas para sobreviver, se sacrificando para assim poupar o próximo do mesmo sofrimento que ele, uma total inversão de papéis né?! onde o "humano" tem uma atitude de um monstro cruel e psicopata e onde o "monstro" tem uma atitude altruísta e bondosa, mas ainda assim, o Orphenoc é visto como vilão pura e simplesmente pela aparência... isso soa familiar?? (crítica social em uma série pra criança, merece ou não um mérito??)

Kamen Rider Kaiza, Faiz e Delta
E se por tudo que eu falei você pensa que a parte "Tokusatsu" de Kamen Rider Faiz é fraca e que a série não passa de questionamentos complicados, esta muito enganado, as lutas, os riders, os acessórios e as cenas de ação são incríveis, tudo condiz com a história: A Smart Brain caça os Orphenocs que são pacificos certo?! Pra isso eles criam o sistema Kamen Rider justamente pra caça-los, porque Orphenocs são fortes e tal... mas agora temos Takumi Inui na jogada (o Kamen Rider Faiz), salvando pessoas que são atacadas e lutando contra esses Kamen Riders que estão caçando os Orphenocs pacíficos (que ele não sabe que são Orphenocs, porque eles mantêm a aparência de humano) e no meio disso tudo ainda surgem outros dois Kamen Riders, é uma loucura absurda que o fôlego dos episódios não para!! É briga de Kamen Rider com Kamen Rider, de Kamen Rider com Orphenoc, de Orphenoc com Orphenoc... é insano demais!!! Na série tem três riders (Faiz, Kaiza e Delta) e as três formas são lindas de morrer, eu particularmente gosto demais. Lembra que eu disse que a Smart Brain é uma empresa de eletrônicos, celulares e computadores? todos o visuais e mecânica dos Riders são baseado nisso... é genial!

Kamen Rider Faiz apesar de ser uma série com todos os clichês de Tokusatsu (lutas, frases de efeito, armaduras e explosões) é uma série com uma mitologia incrível, que nos faz pensar um pouco sobre as nossas ações, afinal, o que nos faz humano? nossa aparência, ou nossas atitudes?



Se chegou até aqui e tiver interesse, fiz um vídeo no meu canal falando um pouco mais de Kamen Rider Faiz:


Enfim, assistam Kamen Rider Faiz!! OPEN YOUR EYES, FOR THE NEXT FAIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário