[REVIEW] Uchuu sentai KYURANGER

Pra quem não me conhece eu sou o Yoozen do canal Raciocinio Diferente e Super Yoozen (canal sobre Tokusatsu) e eu sou um dos autores aqui do blog e as vezes escrevo sobre Tokusatsu e Pokemon, e hoje eu vou falar sobre o que eu achei de Kyuranger, o super sentai de 2017!

História:



A História de Kyuranger se passa em um universo que foi completamente dominado pela Jark Matter, uma organização malígna com planos de destruir o universo e é função dos 9 guerreiros estelares acabar com esse plano (tão clichê que eu até to me coçando aqui), e a principio é só isso mesmo, principalmente porque o protagonista (ShiShi Red) é completamente elétrico e insuportável, porém no decorrer dos episódios, a série vai tomando forma.

Um ponto positivo pra história de Kyuranger, é que eles conseguiram introduzir perfeitamente a série nos filmes de cross-over de Tokusatsu (Space Squad) no decorrer dos episóios, simplesmente porque ela abordar o tema "Realidades Paralelas" e "Viagem no Tempo", claro que de forma beeem por cima, e não é o foco da história, mas foi uma boa desculpa pra cruzar Kyuranger com Dekaranger e Gavan, por exemplo.

Música de Abertura:


Personagens:


Kyuranger começa com um ar das séries antigas, onde não é no primeiro episódio que a equipe toda esta formada (até porque são 9 iniciais, seria bem complicado fazer isso em 20 minutos), e conforme os episódios vão indo, a gente vai conhecendo os membros e eles vão "se encaixando" na equipe, isso é bem bacana, até o momento em que eles já estão prontos, e alguns param COMPLETAMENTE de ter destaque e sentido em estar ali, sério!

Isso foi claramente uma das coisas que mais me irritou na série, ela se propõe a ter de cara 9 personagens/membros, porém só é trabalhado a relação de alguns (não de todos com todos, pequenos mini núcleos de amizade e tal) e alguns desses personagens, SÃO ESQUECIDOS e só estão ali pra marcar presença. O Azul, que é um lobo e tem a voz do Zoro de one piece (mesmo dublador que faz ele) tem um pequeno desentendimento e explicação de seu background no primeiro episódio, e a partir dai... ele só aparece pra fazer piada e pra "ajudar na formação do robo", é muito bizarro o que fizeram com ele, fora ele tem outros personagens que é basicamente a mesma coisa, não tem background, não se aprofunda e muitas vezes a gente esquece ou nem sabe, como é a relação dele com os outros.

Por exemplo (essa é pra quem assistiu pelo menos os 10 primeiros episódios) qual a função do Spada ali a não ser, cozinhar e "ser o ranger amarelo" ?! qual a relação/amizade do Balance com os outros personagens fora o Naga?! Porque a Hammy  decide virar professora? e principalmente: porque o Garu decide seguir o Lucky pra se aventurar pelo universo?!?!

São perguntas inexplicadas, que vão continuar sem explicação...

E isso foi bem triste, porque pra mim, a química entre os personagens em super sentai, é o que faz ela ser divertida, as vezes eu nem gosto da história, dos mechas, mas se os personagens forem bem construídos e tiverem uma química/background bom, eu acabo gostando da série no geral (exatamente o que aconteceu com Zyuohger, GoOnger, ToQger e várias outras).

Mas nem tudo é horrivel, na minha opinião a MELHOR adição que fizeram a série, foi o personagem do Ohtori Tsurugi, ou melhor o HOUO SOLDIER


Normalmente eu sempre gosto do "sexto membro" (aqui no caso, "décimo segundo membro") e com o Houo Soldier não foi diferente, pra mim, a partir do momento que ele entrou na série, que ela ganhou uma melhorada absurda. 

Simplesmente porque ela estava passando por isso que eu disse do problema com os personagens e o Red/Lucky era tão insuportável e um Red tão... bobo, que quando ele entrou, ele meio que bateu de frante na liderança, porque o Lucky é aquele Red que confia nos companheiros e berra, grita e age por impulso, já o Tsurugi é mais cético, pensa antes de agir e foca no objetivo e não nos companheiros (tanto que os dois entram em conflito por causa dessa diferença de pensamento).

Pra mim o Houo Soldier tomava o lugar de Red dos Kyuranger facilmente, e é obviamente um dos melhores personagens da série, juntamente com Stinger, Champ, Kotaro e Naga, os únicos (fora o Lucky) que tiveram destaque e aprofundamento na série.

Uniformes:
Os uniformes de Kyuranger, na minha opinião, foram os mais ousados e diferentes da franquia toda até o momento, pra começar que.. não existe padrão no visor do capacete de todos, o amarelo tem uma PONTA de uns 10cm na frente dele, a verde tem meio que "xuxinhas de cabelo" igual da Leia do Star Wars, o Preto tem "chifres", o roxo tem capa e assim vai. Fora isso, o azul tem PÊLOS, a rosa tem ASAS, o laranja tem RABO... é muito diferente porem a gente (gostando ou não) acostuma durante os episódios.

[Momento de teoria bizarra que não faz sentido mas quero deixar registrado mesmo assim]

Na minha opinião (Igor Yoozen), os visuais dos uniformes são tão "fora de padrão", que quando futuramente ele for adaptado pra Power Rangers, eu chuto que pode existir a possibilidade deles separarem os Kyurangers!!! Claro que isso não passa de uma teoria minha, mas o visual deles é tão diferente e são TANTAS cores, que eu acho, que quando forem adaptar, em vez de serem 9 principais e depois entrar mais 3, podem ser só cinco mesmo, e depois o resto vai aparecendo vez ou outra, com pequenas participações em alguns episódios (assim como acontecia em Kyoryuger) ou se pá, nem aparecer mesmo.

[Chega de teorias malucas, vamos voltar pra realidade]

Como eu disse acima, Houou Soldier foi uma ótima adição a série, e não só pelo personagem e agregamento dele na história, mas pelo visual e semelhança absurda dele com o TimeFire (dos Timeranger), e eu não digo na personalidade, claro, mas sim no quesito "é outro ranger vermelho, porem com detalhes únicos, que o faz muito foda" e esse microfone acoplado ao capacete dele já diz tudo por si só


Eu gostei MUITO desse visual dele, a Toei devia abandonar a ideia de "todo sexto membro ser dourado ou prateado (ou os dois)" e passar a investir mais nesse tipo de uniforme/cor, assim como foi o ToQ6Go (que era laranja).

Por ultimo devo mencionar que esse visor dele, por muito tempo me lembrou o visor dos Magiranger, no começo me deu um pouquinho de ranço porque eu não sou muito fã de Magiranger, mas depois acostumei e desvinculei a ideia.

Outra adição muito boa para a série, no quesito uniforme, foi claramente o uniforme do SHISHI RED ORION

Cara como que conseguiram acertar DUAS VEZES em novos "uniformes" mesmo com a série já começando com 9 membros?! Esse não é apenas um ótimo uniforme visualmente como um dos MELHORES power up do vermelho dos super sentais!!! (juntamente com o de Abaranger e Shinkenger).

Enfim, Kyuranger apesar de ter um uniforme bem "fora da casinha" tem adiçoes e complementos ao longo da série que torna a série muito boa de se acompanhar, assista só pra apreciar o ShiShi Red Orion e Houo Soldier!

Mechas:

Eu até que gostei desses mechas, eles estão LONGE de serem os melhores da franquia ou nível dos sentais do começo dos anos 2000 (Gaoranger, Hurrikenger, Abaranger etc) porem né... depois dos mechas HORRENDOS de Zyuranger (mecha de minecraft), Ninninger (onde o vermelho ficava SENTADO na frente do robo) e ToQger (mecha que tem ereção?!) esses de Kyuranger foram bem bons!(finalmente senhor). Lembram o padrão dos robôs lá dos primórdios, onde o vermelho é o peitoral e os outros complementam ele com braços e pernas (do mecha principal, no caso né), me incomoda um pouco essas "bolas" no visual do robô, mas elas fazem parte do plot da série, então até que dá pra relevar.

Considerações finais:

Apesar de eu ter criticado (e muito) os personagens de Kyuranger, eu gostei da série, ela inovou e foi importante pra franquia, afinal, vai demorar até tentarem outra equipe com tantos membros né, deu trabalho encaixar todos e a prova disso é que sua série sucessora são 2 equipes de 3 membros cada (Lupinranger VS Patranger), mas enfim é errando que se aprende. E antes que venham falar, a própria série meio que sabia disso, tanto que o UNICO episódio que focaram um pouco no Garu, foi em um que ele estava se sentindo triste porque quase não participava das lutas (o personagem se sentindo isolado, coitado)

Bônus:

Antes de finalizar o texto, tenho que deixar registrado que Kyuranger vai ter sempre um espaço especial pra mim no meu coração, afinal, foi a série que estava passando quando eu (Igor Yoozen) voltei para o Japão, e pude acompanha-la "ao vivo" e presenciar todos seus brinquedos, comidas, brindes e todo tipo de produto de super sentai aqui do Japão!

Se liguem nessa fotos que eu mesmo tirei ano passado na época que tinha brinquedos de Kyuranger nas lojas:




Juro que eu vi esse brinquedo na loja ANTES de ver o Houo Soldier na série, foi meu primeiro contato com ele, primeira impressão, um bendito dum SPOILER, porém, não fiquei com raiva, porque... era um "spoiler" que eu levei da LOJA VENDENDO BONECOS DE SUPER SENTAI, foi uma mistura de raiva e felicidade que não sei explicar...


Lembra que eu falei dos produtos de Kyuranger que eu consumia e presenciava por aqui? Então...


Tirei uma foto do lado do poster do filme de Kyuranger e Kamen Rider ExAid mas não assisti o filme... eu sou uma ANTA (não me arrependo tanto, na época eu não tinha assistido ExAid eu iria boiar e levar spoiler atoa)

Pra finalizar essa sessão de fotos (nostalgícas pra mim, que já faz mais de um ano que foram tiradas), se liga que até o Balance eu encontrei pelas ruas do Japão!!!


Bom é isso, espero que tenham gostado das fotos (e do texto), vou ficando por aqui e até o próximo texto!!! (vamos fazer a Thais não parar de postar, amém!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário