Animes para relaxar nessa quarentena!


Cansado de muita notícia ruim? Lives no Instagram de gente fútil que não tem nada à dizer e discurso de presidente bundão? etc, etc, etc?  Pois é, eu também! Pensando nisso, preparei algumas dicas de animes pra relaxar, com mensagens positivas e personagens doces,  pra tentar ficar de ''boaça'' nesse caos. Acho que vale a pena tentar.

Eu sei que é 'chover no molhado' começar um post como esse falando de ninguém menos que Estúdio Ghibli, mas eu realmente não vejo outra forma de começar à ficar relax sem mencionar ao menos um filme desse estúdio maravilhoso, ainda mais agora, onde os filmes estão mais acessíveis na Netflix.

Pois bem. Não importa qual filme você escolha, todos do Ghibli são adoráveis. Impossível não terminar com um sorriso no rosto, por mais que algumas histórias possam te arrancar algumas lágrimas no caminho. Ainda sim, chorar faz bem, desde que a mensagem seja honesta, como Porco Rosso, Princesa Mononoke, e até mesmo Tumulo dos Vagalumes. Porém, eu me atentaria mais para os filmes Meu vizinho Totoro, e principalmente: Ponyo e  Kiki's Delivery Service (se você realmente quer ficar relaxado com uma história leve, inocente, doce) . Agora, se você quer tudo isso, mas com uma dose de sensibilidade, você precisa ver The Tale of Princess Kaguya!

Dirigido pelo maravilhoso Isao Takahata, esse filme é um dos melhores do Ghibli, não devendo em nada para qualquer um do Miyazaki. A história basicamente, mostra um camponês está trabalhando, quando de repente ele vê uma minuscula criança nascendo de dentro do tronco de um bambu. Com o passar das horas, essa criança irá crescendo como num passe de mágicas, e irá ser conhecida por esse camponês e esposa, como uma princesa. Os dois farão de tudo pra que ela consiga esse status na sociedade, porém, ela, a menina Kaguya, não será plenamente feliz com essa escolha de seus pais adotivos.

Não vou dizer mais da história, pra não estragar pra quem não viu, mas de uma coisa você pode ter certeza: é um filme sobre mudanças, crescimento e amadurecimento brusco, com certeza, assistir esse filme nesse momento será como um abraço reconfortante. 


Kaguya Hime”: em busca do presente – finisgeekis

Outro anime que me vem na cabeça quando penso em relaxar, é o Mushishi. Se tem um anime que nos coloca em contato com nós mesmos, que desacelera nosso pensamento problematizador, e nos coloca quase em estado meditativo, esse anime é a pedida perfeita.

Eu poderia definir Mushishi também como um anime quase terapêutico, um belo de um calmante - apesar de ter vários episódios que podem sim causar certo medo, devido às situações estranhas em que aparecem, muitas vezes de doenças misteriosas (ainda mais se fazer a ligação com o Covid-19).  É um anime pra se ver com muita calma, aos poucos, não recomendo maratonar. 

A história é sobre um andarilho chamado Ginko, que viaja pelo mundo para investigar sobre os Mushis. Em todos os episódios, vamos acompanhar a jornada desse cara em busca da solução para diversos problemas sobrenaturais que afetam as pessoas de determinados lugares. Talvez a palavra sobrenatural faça remeter a imagem de monstros ou fantasmas horripilantes, mas não. Os mushis são descritos como seres em contato com a essência da vida na sua forma mais básica e pura. Devido à sua natureza passageira, a maioria dos seres humanos são incapazes de perceber os mushis e são alheios à sua existência, mas há alguns que possuem a capacidade de ver e interagir com tais seres, portanto, o lado sombrio é mais psicológico do que visual. 

Mushishi é um anime que lhe dará um banho de poesia, é uma daquelas séries pra lavar a alma, que ensina de forma bem tranquila à olhar para a vida como o presente que ela é. 




Quando penso num anime simples, delicado, leve e muito suave para assistir a qualquer hora em tempos turbulentos, me lembro de Gin no Saji. O anime que é baseado no mangá da mesma autora de FullMetal Alchemist, não tem nada a ver com alquimia ou coisa parecida. Na verdade, eu diria que é o oposto, nem parece que é da mesma autora no sentido de ter aspectos iguais, como a construção do roteiro.

A história se passa num lugar fictício chamada ''Escola Agrícola Oezo'', em Hokkaido, mostrando a vida diária de Yugo Hachiken, um aluno de Sapporo que, ao contrário de muitos dos seus amigos de classe, não tem intenção de seguir uma carreira profissional agrícola depois de se formar, mas decidiu estudar lá com o pensamento de que seria facilmente o melhor aluno da classe.

Gin no Saji ou Silver Spoon como preferir, é um anime bem pé no chão, extremamente realista. Fala sobre como se encaixar no mundo, mas também de se conectar com o que verdadeiramente importa; as coisas simples da vida. A relação entre ser humano e animal é um dos temas mais importantes do mundo, não é atoa que essa questão está agora escancarada em nossos olhos, pedindo por atenção. Esse anime mostra o ciclo natural da vida, mas também o respeito por todos os seres vivos. Tudo isso com bom humor, leveza, naturalidade.

Além de relaxar, é um anime que se mostrou mais atual do que nunca!


Gin no Saji - Manga entra no seu Arc Final em Novembro - ptAnime

Por enquanto é só, terráqueos. Espero que essas dicas sejam úteis, e conforme for lembrando de mais, volto aqui pra fazer uma possível parte 02, 03, 04...

Espero que todos estejam bem, e lembre-se: tudo isso vai passar!  

See you in Space...
              ______________________________________________________________
Siga-nos pela internet afora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário