' Ichigo Mashimaro ' mais um toque de fofura na sua vida!


  Conheça uma comédia pra lá de fofinha, série imperdível para quem gosta do gênero!




Yo pessoal! Nada melhor do que falar de coisas fofas, não é? e fica ainda melhor se tratando de mangás. Mais será que ler mangás deste gênero compensa? Bom, quem conhece Yotsuba&! e Azumanga Daioh vai amar Ichigo Mashimaru (em inglês é Strawberry Marshmallow), uma comédia super fofinha com um desenho que dá vontade de morder. Os cinco volumes do mangaká Barasui foram publicados na revista Dengeki Daioh (a mesma que publicou Azumanga Daioh) e também segue a mesma linha de trama: garotinhas escolares fazendo coisas do dia-a-dia de maneria engraçada e fofa. O primeiro tankohon foi lançado em em janeiro de 2003 e o último em Abril de 2007, por isso se nota uma diferença nos traços ao longo dos volumes. Além do mangá, a série conta com um animê de 12 episódios, um jogo do PlayStation2, um OVA (2007) com três episódios. Nos Estados Unidos e na Alemanha , a Tokyopop foi quem licenciou este mangá, mais nunca deu as caras numa editora aqui no Brasil.

A vida Escolar

  O mangá mostra a vida das irmãs Ito, Nobue, de 16 anos e estudante do ensino médio, e Chika, de 12 anos, estudante do fundamental. O mais importante da história é o relacionamento das irmãs com amigas Miu, Ana e Matsuri.
  O início do mangá é um pouco confuso, pois Nobue tem cabelos claros enquanto a irmã tem cabelos escuros, ai fica meio difícil de identificar de quem ela é realmente irmã, mas a coisa se explica melhor quando a menina resolve pintar o cabelo.
  As primeiras páginas do primeiro volume são coloridas e a arte não é nada fantásticamas muito bem feita e fofa.
  Nesse volume, é possível entender um pouco a relação entre os personagens e o autor mostra bem o caráter de Nobue, a maneira como ela provoca a irmã e as amigas, achando graça em tudo e levando a vida do modo mais light que é possível e permitido para uma adolescente. Aliás, uma coisa engraçada nesse mangá é que os pais dessas garotas nunca aparecem, no caso das irmãs Ito eles sequer são mencionados! E aí a gente fica se perguntando ... Mas, onde estão os país dessas crianças?!
  O primeiro volume também introduz Chika, a irmã mais nova, e a sua colega de sala Miu, que também mora na casa ao lado e vive entrando na casa das irmãs Ito da maneira mais inusitada possível: pelo telhado. Matsuri é outra amiga de Chika que estuda na mesma escola, porém tem 11 anos e estuda em outra sala.
  O volume 2 apresenta uma nova personagem, Ana Coppola, estudante da Inglaterra que vem fazer intercâmbio no Japão e está na sala de Matsuri. Com os personagens todos apresentados é só aproveitar as histórias e situações inusitadas criadas por Barasui para divertir o leitor. A história é basicamente uma comédia sem propósitos maiores, mas muita gente comenta dizendo que é um mangá Yuri. Talvez eu seja muito ingênua, mas realmente só vi situações cômicas/fofas.
  No decorrer da história, alguns detalhes que vão fazer os otakus vibrarem podem ser identificados: em um certo ponto da história Chika aparece lendo um mangá que é nada menos que DragonBall, além de também aparecer lendo a própria revista onde Ichigo Mashimaro é publicado, a Dengeki Daioh. No mais, a história mostra as meninas indo para escola, fazendo o dever de casa, conversando pelo telefone ou indo dormir uma na casa da outra. Tudo com situações engraçadas e ás vezes surreais.


Adolescentes que Fumam
No primeiro volume Nobue decide parar de fumar e faz uma aposta com a irmã: se ela não conseguir, levará todo mundo ao parque de diversões. O problema é que Nobue está tão viciada que nem percebe mais quando acende um cigarro. Ao passar pela máquina de venda de cigarros é observada pela irmã, que ao mesmo tempo quer que a irmã pare de fumar, mas também quer ir ao parque de diversões.
  O cigarro na vida dos adolescentes japoneses parece ser um problema bastante comum, e até o final de 2008 mais de 600 mil máquinas de venda de cigarros no país serão equipadas com um dispositivo de verificação de idade. Em uma pesquisa do governo japonês realizada em 2004 com estudantes colegiais, cerca de 42% dos rapazes e 27% das moças já experimentaram ou eram usuários frequentes de cigarros.

As novas máquinas só devem liberar os maços de cigarro ao verificarem idade acima de 20 anos, através da leitora eletrônica de um cartão de identidade. Esses cartões mostra foto, nome, data de validade e serão emitidos pelo Instituto de tabaco do Japão, uma associação de varejistas de fumo. Os cartões são equipados com um chip que permite aos consumidores pagarem eletronicamente suas compras.

I do Not Speak English
  O segundo volume introduz Ana, que está no Japão há 5 anos. Os pais só falam japonês em casa e ela se recusa a se adaptar, querendo ainda ser considerada estrangeira, apesar de ter esquecido a maior parte do inglês. A parte cômica é justamente essa, pois quando falam com ela em inglês, ela acaba respondendo em japonês, ao se apresentar para a classe escreve o próprio nome em hiragana e está sempre dando esses foras, pois se desacostumou a falar inglês. Mesmo assim, Ana está determinada a seguir sendo uma estrangeira de verdade e faz de tudo para disfarçar seu japonês perfeito. Quando chega a hora da limpeza das salas, porém, Ana percebe que não fala japonês, se quiser interagir com os colegas, terá que ceder um pouco. É ai que entra a super tímida Matsuri e Ana encontram Miu e Chika; o palco está armado estão para mais maluquices, já que vão todas para casa dos Ito e Nobue acaba se apaixonando pela fofura da estrangeira.

sobre o animê ...
 O animê foi lançado em 2005, com 12 episódios, e segue a história do mangá com algumas alterações, como por exemplo, Nobue tem 20 anos e é estudante universitária. Devido a isso, a graça da personagem se perde um pouco, mas não há o que fazer: simplesmente era impossível apresentar um animê desse tipo com uma colegial que fuma e bebe como irmã mais velha de Chika! Não há nada de espetacular, mas tá cheio de animê por aí que dói assistir, por mais que a história seja boa.
  Foi como eu disse no início desta postagem: esta série é imperdível para quem gosta do gênero! Então o que ainda está fazendo aqui? vá já assistir o animê e dê muitas risadas dessas coisinhas mais fofas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário