Review de Another


Relembre todo o conflito, e saiba o por que o mangá/animê chamou a atenção do público em geral. Mais cuidado, contém alguns spoiler's!

 Para iniciar esse Review nada mais justo do que começar relembrando todo o enredo da história e mais algumas informações adicionais, então Bora lá!
   Primeiramente aparece alguém contando a história de 26 anos atrás da classe 3 do nono ano. Diz há lenda/boato que em 1972 havia uma estudante chamado Misaki Yomiyama na sala 3-3. Um estudante exemplar, popular, e que tinha toda a atenção e carinho dos colegas e professores. Mais Misaki morre inesperadamente, e a classe 3 continua agindo como se ele tivesse vivo. Porém um certo dia , quando foram tirar a foto de graduação desta sala, eles viram o estudante morto na foto, Misaki seria o aluno ''extra''.

 Bom, agora a história de fato se inicia quando um garoto chamado Sakakibara está no hospital por causa de uma doença pulmonar. Quando ele está saindo do hospital encontra uma garota com um tapa-olho e uma boneca e ainda usando o uniforme da mesma escola que ele começaria a frequentar. Mais tarde Sakakibara percebe coisas estranhas, a tia que mora com ele disse-lhe para seguir as regras da classe, até aí tudo bem, mais os colegas da sala dele agem como se escondessem um grande segredo e ainda percebeu que aquela menina com o tapa-olho que ele viu quando saía do hospital se chamava Misaki Mei e era a única ignorada pelos outros colegas, só ele falava com ela. Sakakibara desconfia e logo descobre que está na sala 3 que é amaldiçoada daí em diante a curiosidade fala mais alto e começa a investigar mais sobre esta lenda que aconteceu há 16 anos atras, e por conta disso mortes bizarras e estranhas acontecem.

   Another é um light novel ficcional japonês de mistério e terror escrito por Yukito Ayatsuji publicado por 29 de Outubro de 2009. A adaptação para mangá veio em Maio de 2010 pelo mangaká Hiro Kiyohara e Janeiro de 2012 na revista Young Ace. Já a animação em Janeiro de 2012 com 12 episódiosNo Brasil o mangá veio em 2013 pela editora JBC.


Só pra deixar bem claro, eu não odeio Another mais ao mesmo tempo não consigo amar á ponto de achar tudo perfeito. Ou seja, no meu ponto de vista eu consigo enxergar lados negativos (muitos) mais também consigo ver o lado bom (alguns). E eu vou começar esse review falando das coisas sem sentido e que pra mim não há fundamento nenhum, traduzindo: o lado ruim.

Tem uma morte que muitas pessoas acharam bem bizarro (e sinceramente é) que foi a primeira morte que ocorreu devido a lenda do aluno extra, e que alias acredito que todos nós ficamos traumatizados com guarda chuvas depois daquilo. Mais o que me incomoda é que Another é um mangá/animê de terror e mistério e com isso em mente nós sabemos que mortes podem acontecer á qualquer momento. Assim é a mesma coisa quando lemos um shonen, nós sabemos que lutas vão acontecer á qualquer hora. O que eu não gosto em Another é toda a situação forçada para se criar o ''terrorzinho'', para mim está muito nítido o artificionalismo. Dá para se perceber a manipulação para se criar o mistério na maneira como os dois ''protagonistas'' agem do começo ao fim, os diálogos entre os dois (Misaki Mei e Sakakibara) já me dá impressão de algo forçado. Quando lemos um mangá, ou quando assistimos um animê de mistério nós se adentramos na história e descobrimos cada coisa por sua vez, descobrindo coisas estranhas que se encaixam com coisas bizarras daí então chegamos na conclusão do que estão acontecendo, e todo o enredo nos leva na conclusão para se resolver o mistério, e assim a história se encaminha e dificuldades aparecem até que o problema se finaliza (ou não). Já em Another não é bem assim, em todo momento o mistério fica em :''o que está acontecendo?''. Outra coisa bem artificial que eu devo citar aqui é aquela música de piano e violino o TEMPO TODO, tudo bem em colocar em alguns episódios aquela música que entra no teu cérebro e te faz arrepiar de medo, mais poxa ..... não há necessidades de ter essa trilha sonora o tempo todo e em todos os episódios, isso confirma ainda mais que tudo está sendo forçado, não é um medo que irá fluir naturalmente.

  Outro ponto negativo á se lembrar aqui é que na maioria das mortes que acontecem, dá pra saber quem vai morrer. Alguém que começa agir estranho, personagem novo que aparece, alguém que quebra regras, já se cria aquela expectativa que tal personagem irá morrer tragicamente, em outros animês do mesmo gênero se faz justamente ao contrário, as pessoas que menos se esperam morrem.

  Mais um lado negativo para mim é a inutilidade daquelas bonecas aparecendo do nada entre algumas cenas, como se fosse um pequeno comercial de 4 segundos, tudo aquilo é só estratégia e estilo para ficar com mais cara de mistério e no fim das contas não tem nada á ver uma coisa com a outra, por um lado pode ate ser bom porque vai fazer com que o público pense que tem alguma coisa a ver, ou seja, vai começar a levar as pessoas a criarem ilusões em sua cabeça que aquilo tem alguma relação com as mortes e no término do animê descobrimos que foi perda de tempo ficar prestando atenção nisso, e esse é o lado ruim pois deixa o mistério mais ainda mais confuso e eu nem sei o que está acontecendo mais.


  Ainda no começo do animê tem aquela incógnita do Sakakibara em descobrir o que diabos está acontecendo naquela classe e o porque a Misaki Mei é isolada do resto da turma, até quase na metade do animê ele descobre que coisas estranhas estão acontecendo até que Sakakibara caí na real que ele também está sendo ignorado pelos demais, quando a partir daí os dois começam uma amizade, e é aí que entra um ponto positivo eles começam demonstrar mais empatia , se cria um vinculo de amizade onde se demonstra mais ''humanidade'' entre os dois, porque até então antes disso eu só via um mistério forçado, as falas, as mortes, enfim tudo, e por isso eu não conseguia criar uma empatia pelos personagens principais, depois disso  fez com que o público se identifique e passasse a se importar mais com eles, passam a ser seres humanos normais e começam a ter conversas de gente e isso é bom.

   Como eu disse no começo, existe o lado bom de Another, são poucos mais que pra mim tem. O motivo de Another ter chamado a atenção do público em geral é  ''quem seria o aluno extra?'' e eu acredito que seja só por isso que assisti até o final. Outra coisa também que obviamente deve ter chamado a atenção das pessoas é aquela sensação de '' como que essa pessoa vai morrer?'' , já que não era segredo quem seria o próximo, pois era só perceber qual personagem agisse estranho daí então já saberia quem iria pro ''saco''. Eu poderia resumir Another assim; normalmente os mangás/animês de horror e mistério são fluidos por pistas e assim no final se descobre uma maneira de sair desse conflito e ter um final que faça as pessoas refletir o que o autor quis passar com tal obra, já em Another se ocorre ao contrário e deve ser isso que chamou a atenção das pessoas, posso dizer que foi uma obra diferente do que estamos costumados a ver, diferente como mistério e outras demais coisas, e é por ser justamente assim que o público se interessou e posso dizer que tenham aprovado.

   Eu disse ''as pessoas'' mais eu me incluo nessa também, eu o recomendo para quem gosta de mistério de um jeito diferente dos outros, para quem gosta de pistas falsas, para quem gosta de ver mortes bizarras, e é bom por ter tido um final considerável e surpreendente. Contém uma opening legal, para quem curti aquele clima de tempo nublado sabe? pois então, se você se encaixa nessas condições ta aí um mangá/animê perfeito para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário