Seção Recomendação '' Tumulo dos Vagalumes''


Um dos filmes de animação japonesa mais comoventes e ao mesmo tempo real. Tenho a certeza que você não vai se arrepender de ler essa matéria!

SINOPSE

Hotaru no Haka ou Tumulo Dos Vagalumes (título no Brasil) é um filme Japonês de Animação do estúdio Ghibli,trata-se da história de dois irmãos Seita Setsuko,no Período da Segunda Guerra Mundial no Japão.O pai deles é convocado á defender o país na guerra pois faz parte da marinha Japonesa,e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.

  A partir daí,o filme mostra a sobrevivência das duas crianças,em meio á pobreza e mi´seria que assola o país.Fome,doenças e a falta de generosidade dos adultos faz faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.



AVALIAÇÃO DO FILME -  Hoje irei falar um pouco da obra dos animadores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, Tumulo dos Vagalumes é um clássico da animação Japonesa,é capaz de dizer tantas verdades e nos tocar de uma forma tão simples e humana, além da demonstração maravilhosa  do potencial da arte que este anime tem. E também de mostrar o outro ''lado'' da Segunda Guerra Mundial mostrando um pouco do sofrimento de uma das famílias.

   Este filme é digno de premio por ter uma das maiores abordagens para se contar uma história,não tem nenhum truque de câmera extravagantes ou edição magistrosa apenas a simplicidade de uma narrativa poderosa. O filme inteiro é  uma espécie de flashback narrado por Seita, embora o final do filme nunca esteve em dúvida, o potencial trágico não consegue deter o público de obter uma forte empatia com os personagens.

  Há momentos de ação rápida, como quando a chuva de bombardeios aterroriza as pessoas nas ruas, mais esse filme não explora ação, ele medita nas suas consequências.


Não é atoa que as crianças são consideradas a forma mais pura do espírito humano, elas nos lembram de como é ter medo, não saber o que é mentir ou enganar, enfim você se sente atraído para a tragédia, você se envolve emocionalmente, torce para que finalmente os personagens possam sorrir de alegria ou que o sofrimento deles terminem. Vemos o caráter do irmão da menina em querer sempre proteger e cuidar de sua irmã, pagando o preço que for. Ao mesmo tempo no final você se depara com uma satisfação por ter acontecido tal tragédia, porque chega na conclusão que a morte é a solução para o sofrimento.

  Este filme é muito forte e sensível,pesada e sutil, comovente e humano. Funciona tanto como um drama pessoal,como um retrato devastador da dor e do sofrimento que a guerra traz aos inocentes,conjugado com uma trilha sonora que auxilia transmitir toda a melodia.

''Saito,porque os vagalumes tem de morrer tão cedo?'

Vale apena você assistir ou até mesmo rever este filme, pois em cada cena tem alguma ''mensagem'' para te passar. Uma história super realista,mostrando a consequência da tragédia, fazendo o público se envolver emocionalmente com eles. Recomendo, e digo que foi um dos melhores filmes que já vi, impossível eu falar mal de uma obra tão bem feita como essa. Realmente é tudo simplesmente Perfeito!

Um comentário:

  1. manoooo assisti pea segunda vez e não da..... a setsuko fica na acabeça não importa o que tu faça

    ResponderExcluir