Choujin sentai JETMAN

Jetman pra quem conhece um pouquinho de super sentai sabe que ele é considerado como uma obra prima e o melhor super sentai já feito, bem, eu não concordo totalmente com isso…

Eu não vou ser do contra e dizer que Jetman é ruim, Jetman é bom sim, é um sentai adulto apesar de ser um sentai. Jetman pode ser considerado o sentai mais amado pelos tokufãs, o que é uma ironia, já que o sentai é focada quase que por completo em amor, relacionamentos e brigas (brigas por amor).

A abertura da série pra dar um ânimo de Jetman nisso aqui:




Se você se interessa pela série, não leia o parágrafo abaixo, ou faça como eu, leia, spoile-se e fique interessado pela série.

A história da série é a seguinte: em um ataque contra a nave dos Jetman, quatro dos cinco são mortos, dentre eles a noiva do vermelho. Nisso os poderes dos quatro Jetmans caem na terra (só no Japão) e o vermelho com a comandante vão até a terra para reunir essas 4 pessoas para combater os Vyram, quem os atacou. A partir dai a luta não é só contra os Vyram, mas sim entre os cinco guerreiros que tem que aprender a lutarem juntos, sem falar que a rosa, é apaixonada pelo vermelho, mas o vermelho não ama, pois ele ainda ama a sua esposa. Vale lembra que o preto ama a rosa e entra em confronto diariamente com o vermelho. O amarelo também gosta da Rosa mas não se intromete (eu disse que era muito amor pra um sentai só).

acabou aqui os “spoilers” dos primeiros episódios da série

No decorrer dos episódios, outros aspectos mais adultos vão aparecendo na série, seja de morte, doença, brigas e até rejeição por exemplo.

Outra coisa foi que Jetman, mudou alguns clichês dos super sentais. Os cinco Jetmans só aparecem lá pro terceiro episódio, o robô só aparece no décimo episódio, demora tanto porque o membros precisam aprender a usar e comandar as naves. Olha que coisa absurda, aprender a pilotar naves gigantes, é mais que óbvio que precisa de treino certo? Mas em outros sentais eles entram no mecha, e aprendem facilmente. Tem excessoes claro, quando os membros já são treinados pra isso (Dekaranger, Gobuster) mas na maioria das vezes, eles entram no meche e já saem pilotando como profissionais. Tirando o vermelho, os quatro são humanos que nunca haviam entrado naquelas naves, um treino pra montar um robô e pilotar a nave é mais que necessário (principalmente quando um dos integrantes é um gordo retardado.

Pra ter ideia de como Jetman é um sentai “diferente”, o amarelo é um gordo, UM GORDO!!! (sem preconceitos, eu sou gordo também EHIUEAOHEAOUIEAHEAOI)


Por falar em Robôs, não é todo final de episódio que os Jetman usam ele não, eles usam o robô só de vez me quando, só quando a narrativa deixa, não de forma necessária, muitas vezes o episódio tem uma história tão importante, que o uso do robô atrapalharia, então, ele não aparece. Jetman é bem focado na história do episódio, é como eu disse, é um sentai que foge dos clichês.


Até os viloes são bem montados, não são um bando de idiotas que querem dominar o mundo, sem personalidade sem nada. Cada vilão é bem montado e tem uma história boa por trás. Tanto os viloes principais (os “chefes”) como os da semana, tem vilão da semana, que não é vilão. Tem uns que termina o episódio e eles não são explodidos com fumaça e explosao e pose. Eles só eram considerados viloes, porque eram um “bicho grande e feio” mas sua alma, personalidade, eram boas. Um exemplo disso era um vilão que era uma tesoura e no final virou cabeleireiro com a ajuda dos Jetman (eles passaram o episódio todo protegendo ele dos Vyram), outro que era um urso de pélucio do lixão, e outro que queria derrotar os Jetman porque “disseram pra ele fazer isso”, mas ele era bom, ajudava velhinhas, crianças e nao falava palavrão (esse episódio foi engraçado.

por falar em vilões…
Já dizendo aqui, Jetman tem o melhor black de todos os tempo, Black Condor. Um black que é revoltado, fuma, briga e se acha o pegador (se acha, porque…), ele só entra pros Jetman pra tentar conquistar o coração da rosa, vive em confronto com o vermelho e é um dos mais corajogos da equipe. Não tem como tem como não pensar em um black que foi foda, e não ter o Black Condor na lista.


O final de Jetman, pra mim foi o final mais poético que eu já vi em um super sentai, vou dizer o que eu peguei com o final, sem deixar spoilers: “A humanidade não precisa ser salva dos Vyram, a humanidade precisa ser salva dela mesma….”

Minha opnião final sobre Jetman é a seguinte: Assista, você que curte o gênero (super sentai) não pode ficar sem assistir esse. O visual é feiozinho, estranho e tem um tema (homens pássaro) bem estranho também, mas a história, o desenvolver e o final, é supreendente. Mas não quer dizer que é o melhor sentai de todos os tempos, é bom, demais, mas não exagera.

Não direi um sentai que eu acho melhor que Jetman pra não causar discórdia HOIEAHOEAUIHEAOIEAUHEAOIU

Até a próxima galera, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário